União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

´Crédito verde´ a produtores de cana do interior paulista
Publicado em 03/03/2021 às 15h40
A Socicana, Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (SP), em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob Coopecredi, concluiu sua primeira operação de financiamento em um sistema de "crédito rural verde", que busca oferecer juros mais baratos a produtores que fazem parte de programas ou certificações ambientais. De acordo com a Socicana, os juros dessa linha são até 20% mais baixos para custeio da produção e renovação do canavial.

Para ter acesso ao crédito rural verde, o produtor de cana-de-açúcar associado à Socicana deve integrar algum de seus programas de desenvolvimento sustentável, como o Top Cana (programa próprio), certificação Bonsucro ou RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials). O agricultor deve também ser associado do Sicoob Coopecredi.

O potencial estimado de distribuição de recursos, neste primeiro momento, é de R$ 4,6 milhões. Em janeiro, nove produtores estavam aptos a pleitear o crédito, sendo cinco com certificação Bonsucro e quatro com certificação RSB. Na próxima campanha de custeio para a cana soca, serão incluídos outros 103 produtores do Programa Top Cana, com área total de aproximadamente 25mil hectares, segundo a Socicana.

Paulo de Araújo Rodrigues foi quem obteve o primeiro financiamento nesse formato. Certificado pela Bonsucro, ele afirma que a iniciativa, além de reconhecer os produtores que utilizam boas práticas, poderá ser um catalisador para outros produtores buscarem certificações. "Tanto a captação de recursos como o financiamento rural verde terão impactos positivos sobre as finanças dos produtores habilitados", afirma Rodrigues.

Para garantir o êxito da iniciativa, a Socicana oferece suporte aos produtores como gestora das certificações RSB e Bonsucro, que são feitas no formato de grupo. Realiza ainda seu próprio protocolo de sustentabilidade, via programa Top Cana, que tem auditoria de uma empresa independente.

Na visão do superintendente do Sicoob Coopecredi, Carlos Eduardo Pinelli, o novo produto trará benefícios para toda a cadeia. "A economia para o produtor será de até 20% em seu custo financeiro em um ano. De uma taxa média de 5%, chegamos a uma taxa que pode ser reduzida para até 4%, conforme o estágio da certificação na Socicana", disse. Por outro lado, esse produtor também oferece menor risco de crédito, segundo ele, na medida em que adota boas práticas.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas