Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Dados são o petróleo do século XXI? Como negócios podem se tornar mais eficientes
Publicado em 03/03/2021 às 07h53
Uma rápida olhada no mundo dos negócios tem sido nos últimos anos lhe dá uma ideia de quão valiosos os dados se tornaram -- algumas pessoas chamam os dados de "petróleo do século XXI". Isso mostra o enorme valor que a informação tomou na atualidade.

Com a enorme quantidade de dados sendo capturados e armazenados, foram-se os dias em que as empresas contavam com milhares de planilhas e números levantados manualmente. Hoje, as diferentes tecnologias são capazes de gerar os dados automaticamente em quantidades astronômicas -- cada aspecto de um negócio consegue ser metrificado atualmente.

A análise de dados abriu as portas para que as empresas tossem decisões baseadas em dados em um nível de entendimento que não era possível antes -- são chamadas de empresas "data-driven". As empresas têm acesso a diferentes modelos para visualizar seus dados e relacionar o passado e o presente para prever e direcionar o futuro, com dashboards que permitem enxergar cada detalhe de seus negócios.

Os professores da MIT Sloan School of Management Andrew McAfee e Erik Brynjolfsson realizaram um estudo sobre o assunto no MIT Center for Digital Business. Eles descobriram que, entre as empresas pesquisadas, as que eram majoritariamente data-driven tinham produtividade 4% maior e lucros 6% maiores que a média.

Empresas que abordam as tomadas de decisão dessa forma tendem a tratar a informação como um ativo real mais do que em empresas com outras abordagens. Dessa forma, elas tendem a identificar oportunidades de negócios e prever tendências futuras com mais facilidade, e gerar mais receita.

Definir metas realistas, alcançáveis e estratégicas

A tomada de decisão baseada em dados não só ajuda você a obter bons resultados, mas também ajuda a definir o que são os bons resultados. O acesso aos dados, a tecnologia para processá-los e a expertise para entendê-los permitem que as empresas estabeleçam metas alcançáveis que contribuam para sua estratégia, e não apenas dados da boca para fora.

Ignorar números críticos aos negócios pode e exporá as empresas a riscos indesejados e desnecessários. É fácil ficar deslumbrado com o que é chamado de métricas de vaidade, principalmente se os gestores não possuem os conhecimentos certo para a tomada de decisões baseadas em dados.

Por isso, é importante que as pessoas que analisem os dados tenham estudo e contem com a ajuda de empresas especializadas na gestão de dados para conseguir desenhar e compreender as melhores alternativas que eles possuem. Isso pode ser fundamental para destravar o potencial das companhias.
SPS Consultoria
Fonte: Portal G1
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas