União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Poder feminino se faz presente na Usina Santa Terezinha
Publicado em 05/04/2021 às 14h55
Foto Notícia
O cultivo de cana-de-açúcar vai muito além do campo. Por trás da lavoura que cresce saudável, existe uma peça-chave chamada planejamento. Esse é o papel da Elka Mayara Soares, de 37 anos, supervisora de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da Usina Santa Terezinha, em Cidade Gaúcha.

Formada em engenharia agrícola pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e uma das três mulheres formandas de sua turma de graduação, Elka está na empresa há quase 14 anos. Começou sua trajetória como estagiária, foi efetivada como Analista de Planejamento e hoje é uma das mulheres a ocupar um cargo de supervisão na área agrícola da empresa. Elka é um dos exemplos de que a participação feminina nas lideranças de empresas do setor sucroenergético vem conquistando cada vez mais espaço.

Elka desempenha um trabalho conjunto: desenha e as equipes de campo executam. "Meu setor é responsável por conhecer todas as áreas agrícolas da usina e, com base nisso, montar o planejamento, ou seja, desenhar como tudo será feito. Se eu não tiver o desenho de como será a safra, mensalmente e diariamente, posso ter gargalos em relação à entrega da cana", detalha a engenheira agrícola.

No plantio, sua equipe planeja o preparo de solo, rotação de cultura, qual variedade de cana-de-açúcar será plantada em cada fazenda -- de acordo com as características do solo -, define o melhor momento para o plantio. Na colheita, o setor de Elka é responsável por saber quais áreas serão colhidas, pensar na sequência de colheita com base nas variedades de maior maturação, período de colheita. Além de planejar o futuro, pensando em variedades de melhor qualidade, controle de pragas, aplicação de adubos entre outros.

Todo esse trabalho minucioso, feito em uma mesa de escritório e em muitas análises a campo, reflete em lavouras saudáveis e bem-cuidadas.

Na avaliação de Elka, as mulheres podem e devem ocupar o setor agrícola. O setor sucroenergético e, mesmo o agronegócio, sempre foram ambientes mais familiares para os homens, porém este cenário tem mudado cada vez mais.

Usina Santa Terezinha

Com mais de 50 anos de história, a Usina Santa Terezinha é uma empresa do setor de açúcar, etanol e bioeletricidade. Composta por 11 unidades no Paraná e Mato Grosso do Sul, a empresa emprega mais de oito mil colaboradores.
Fonte: GMC Online
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024