União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Bevap inicia safra nos próximos dias e prevê moagem de até 3,2 milhões de toneladas de cana
Publicado em 06/04/2021 às 09h10
Foto Notícia
A Bevap Bioenergia, de João Pinheiro, Minas Gerais, associada UDOP, deve iniciar a safra 2021/22 na segunda quinzena do mês de abril, prevendo uma temporada com grandes desafios, como a manutenção da continuidade das operações, garantia do emprego, renda, saúde e segurança de todos os colaboradores, parceiros e comunidade. "Será um ano de crescimento, consolidação, liderança, segurança, sustentabilidade, planejamento, sonhos e de coragem. Com o crescimento em gestão focada na ESG".

Segundo o Assessor de Comunicação e Marketing da Bevap, Jefferson Silva a safra 2021/22 da Bevap Bioenergia deve ultrapassar a meta de 3 milhões de toneladas de cana processadas, podendo chegar a até 3,2 milhões de toneladas, a depender da evolução do clima. Na temporada passada a usina processou 2,92 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Para a produção de açúcar na nova safra, a diretoria da Bevap estima a fabricação de 5,04 milhões de sacas do adoçante, sendo 3,2 milhões de sacas VHP e 1,84 milhão de sacas de cristal. "Todo o VHP é exportado por Santos e o cristal atende canais de venda para indústrias, exportação e atacado", destacou Silva.

No etanol a estimativa é de um mix de 50% para o etanol hidratado e 50% para o anidro. A projeção é de produção de 51,6 mil m³ de hidratado e 51,6 mil m³ de anidro.

No ano passado a Bevap fez pesados investimentos em sua planta industrial e no campo, que foram desde a implantação de uma planta de anidro, que começou a operar em setembro; ampliação do sistema de gotejamento (irrigação) durante toda a safra 2020; nova oficina automotiva; novo escritório administrativo e novo almoxarifado. Para esta safra a usina prevê a entrega de um novo barracão de armazenamento de açúcar VHP, que deve entrar em operação em maio próximo.

Pandemia

Perguntado sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus nos planos da Bevap para a nova safra, a unidade respondeu que a pandemia trouxe impactos para todos os setores da economia, e o agronegócio também está sentindo os reflexos.

"Para manter a continuidade do negócio e garantir a saúde e segurança das colaboradores e comunidade, a Bevap elaborou plano de contingência com medidas preventivas, incluindo local para atendimento de colaboradores com sintomas gripais, profissionais para acompanhamento 24 horas, campanhas internas de conscientização, aplicação de testes para detecção de COVID-19 entre outras medidas preventivas no local de trabalho, contribuímos também com a doação de álcool 70% a mais de 8 cidades da região para o combate e prevenção do COVID-19", destacou.

Segundo Jefferson Silva, "o cenário atual ainda é sustentado por muitas incertezas, mas o início da vacinação traz muitas boas expectativas para o setor. Nossas equipes de Saúde e Segurança do Trabalho acumularam muita experiência no último ano, o que faz com que estejamos atentos, mais preparados e trabalhando fortemente na prevenção, mantendo todas as medidas preventivas de forma a garantir a continuidade de nossas operações".

Para a Bevap, os próximos anos serão de grandes desafios para o setor, como uma nova fase de consolidações no curto/médio prazo e "após isso novos projetos para suprir o crescimento de consumo brasileiro de etanol e mundial de açúcar. O etanol é parte da matriz energética brasileira, e continuará sendo, dado que é o programa de energia renovável mais longevo e eficiente no mundo".

Mercado mundial

Na visão da diretoria da Bevap, o etanol produzido no Brasil já possui uma presença no mercado mundial, o que deve ser ampliado com a necessidade de mais países adicionarem o etanol na mistura com a gasolina. "Acreditamos que o Brasil é um agente promissor para suprir a demanda mundial, tanto com etanol de cana quanto de milho".

Perspectivas futuras

A Bevap reformulou recentemente sua marca após 12 anos o que, para eles, representa exatamente quem são hoje neste período atípico de mudanças. "Nós também estamos mudando, e para melhor".

"Foi exatamente neste período de desafios que redescobrimos a nossa força. Um momento de crise transformado em oportunidade de união e colaboração com a sociedade. Todos nós fazemos parte de uma comunidade global, e qualquer ação grande ou pequena pode fazer o mundo melhor para todos", destacou a diretoria da Bevap Bioenergia.

"Nós estamos juntos nessa jornada de transformação e readaptação de um novo estilo de vida. A Bevap está acompanhando essa transformação coletiva com força, cautela, apoio, incentivo e empatia. Nossa prioridade é manter nossas operações, empregos e sustento das mais de 2 mil famílias que dependem de nós".
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas