União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Previsão de clima seco liga alerta para milho 2ª safra, diz AgRural
Publicado em 06/04/2021 às 08h20
Foto Notícia
A expectativa de que um clima mais seco deve atingir o centro-sul do Brasil nas próximas semanas já preocupa os produtores de milho segunda safra 2020/21, que dependem de chuvas acima da média em abril e maio para evitar perdas significativas, após o plantio feito com atraso, alertou nesta segunda-feira a consultoria AgRural.

Neste momento, com a semeadura do cereal encerrada, os agricultores estão concentrados nos efeitos do clima sobre o desenvolvimento das lavouras.

"A umidade do solo ainda é suficiente na maior parte das áreas produtoras, mas a previsão de tempo seco nas próximas duas semanas (e de muito calor em alguns pontos) preocupa, especialmente quem já tem lavouras em fase reprodutiva poucas ainda, já que a safra foi semeada com atraso", disse em nota.

A consultoria ainda ressaltou que a safra se desenvolve com umidade adequada em Goiás e em parte de Mato Grosso, Estados que têm mais chuvas previstas para esta semana.

Baseada em linhas de tendência, a AgRural projeta 80,1 milhões de toneladas para a segunda safra de milho nesta temporada.

Em breve, esta estimativa será substituída por uma nova projeção que levará em conta as condições das lavouras em cada Estado produtor e os indicativos de produtividade.

Soja

A colheita de soja do Brasil alcançou 78% das áreas cultivadas na safra 2020/21 até a última quinta-feira, disse a consultoria nesta segunda-feira, indicando que os trabalhos estão exatamente no mesmo patamar da média histórica para o período.

Na temporada passada, quando a colheita foi mais acelerada, a oleaginosa já havia sido retirada de 83% das lavouras.

"Os trabalhos estão praticamente encerrados em Mato Grosso e na reta final nos outros principais Estados produtores todos agora já sem problemas significativos de qualidade por excesso de umidade", afirmou a consultoria.

A AgRural estima a produção de soja na safra 2020/21 do Brasil em 133 milhões de toneladas. O número será revisado novamente para clientes na segunda quinzena de abril.
Reuters
Texto extraído do portal Money Times
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas