União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Produção de motos surpreende em março e fica acima da média de antes da pandemia
Publicado em 15/04/2021 às 09h18
Foto Notícia
A produção de motos no Brasil em março surpreendeu e ficou acima da média do que vinha sendo montado antes do início da pandemia, em março do ano passado. Segundo a Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes instalados no Polo Industrial de Manaus, foram produzidas 125,5 mil motos em março, alta de 22,1% sobre o mesmo mês de 2020. Em relação a fevereiro, a alta foi de 116,4%. Antes da pandemia, o setor produzia em média 100 mil motos por mês.

Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, explicou em nota que "depois de dois meses as fábricas retomaram suas operações normalmente". A cidade de Manaus enfrentou em janeiro e parte de fevereiro o pior momento da pandemia de covid-19 em um ano. Isso reduziu a produção das montadoras. "Voltamos ao patamar de produção que deve se manter nos próximos meses", afirmou Fermanian.

Mas o bom desempenho de março não salvou o primeiro trimestre. O setor fecha o período com 237,2 mil motos produzidas, queda de 20,3% sobre o mesmo período de 2020.

Já o volume de emplacamentos em março ficou aquém do esperado. Foram licenciadas 62.262 motos, retração de 17,4% sobre o mesmo mês do ano passado e alta de 8,5% sobre fevereiro. No primeiro trimestre foram emplacadas 205,4 mil unidades, 16,8% a menos do que nos três primeiros meses de 2020. Novamente a Abraciclo aponta a questão sanitária vivida por Manaus nos meses de janeiro e fevereiro para explicar a retração trimestral. Houve falta de produtos e há uma fila de espera por alguns modelos de motos.

Com o embarque de produtos de alto valor agregado, o setor conseguiu recuperar parte do mercado externo. As exportações somaram 13.165 motos no primeiro trimestre, alta de 92,9% sobre 2020. Em março foram embarcadas 6.355 unidades, crescimento de 132,1% na comparação anual e de 116,5% sobre fevereiro.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas