União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Vendas de gasolina e diesel da Petrobras superam nível pré-pandemia mesmo com alta nos preços
Publicado em 28/04/2021 às 09h54
Apesar do aumento nos preços do diesel e da gasolina, a Petrobras registrou alta na produção e venda de combustíveis entre janeiro e março deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2020, no período pré-pandemia.

A estatal informou que a produção do diesel teve alta de 7,7% entre janeiro e março deste ano em relação ao início de 2020. Já as vendas subiram 20% no mesmo período. Segundo a estatal, a alta ocorreu principalmente devido à maior competitividade da empresa em relação às vendas de terceiros.

Movimento semelhante ocorreu com a gasolina, com alta de 4,8% na produção e avanço de 3,8% nas vendas. A estatal destacou também "a maior competitividade em relação aos importadores, resultando em um aumento de participação da companhia no mercado brasileiro de gasolina".

Desde janeiro, a Petrobras já elevou o preço da gasolina nas refinarias em 43%. No caso do diesel, a alta acumulada chega a 36,6%, segundo dados da estatal. Os últimos aumentos anunciados pela estatal ocorreram no dia 15 de abril.

Foi esse aumento nos preços que resultou na demissão de Roberto Castello Branco da presidência da estatal. Para seu lugar, Jair Bolsonaro nomeou o general Joaquim Silva e Luna, que já assumiu a empresa. Em sua posse, ele disse que vai manter a política de preços.

Segundo a Abicom, que reúne os importadores, as maiores vendas de diesel e gasolina ocorreram por conta dos preços defasados praticados pela estatal no mercado doméstico ao longo do primeiro trimestre deste ano. Segundo ele, as altas nos preços praticadas pela estatal não compensaram em sua totalidade o aumento do preço do barril no exterior. Além disso, há a própria dinâmica da economia:

- E o consumo interno do diesel no primeiro trimestre de 2021 foi elevado quando comparado com o primeiro trimestre de 2020. O agronegócio não está tão ruim, e é um grande demandador de diesel - disse Sérgio Araujo, presidente da Abicom.

Se levar em conta todos os produtos refinados (como GLP, Nafta e querosene de aviação), as vendas subiram 2,3% nos primeiros três meses deste ano ante início de 2020. A produção total, por sua vez, caiu 0,8% no período.

Produção de petróleo cai 6%

A produção comercial de petróleo e gás da Petrobras no primeiro trimestre ficou em 2,450 milhões de barris diários, uma queda de 6% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Mas quando se compara com o último trimestre de 2020, houve alta de 2,8%. A queda ocorreu por conta da venda de ativos e de paradas programadas.

O pré-sal continua sendo a principal zona de produção. Entre janeiro e março, foram produzidos 1,567 milhão de barris, alta de 7% ante o último trimestre de 2020 e avanço de 1,6% em relação ao primeiro trimestre.
Fonte: O Globo
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas