União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

BP Bunge investe em variedades de cana mais produtivas para abastecer canaviais
Produção anual é de 3,4 milhões de mudas de cana-de-açúcar e custo unitário médio chega a ser até 50% menor
Publicado em 16/06/2021 às 17h03
A BP Bunge tem desenvolvido uma série de variedades com foco no aumento da produtividade para atender às 11 unidades da companhia, de acordo com as características geográficas, geológicas e climáticas de cada região.

Em seu o núcleo de produção de Mudas Pré-Brotadas -- MPB, localizado na unidade Moema, em Orindiúva, SP, a BP Bunge atualmente é capaz de produzir cerca de 3,4 milhões de mudas de cana-de-açúcar ao ano.

O plantio com MPB na lavoura da cana-de-açúcar garante sanidade, rastreabilidade e confiança da origem do material, o que resulta em um canavial de alto potencial produtivo. Para introduzir de maneira segura e rápida essas variedades de qualidade elevada, o plantio está direcionado à implantação de linhas mães de meiose.

"Nossas variedades são testadas em cada uma das regiões que temos unidade, e são escolhidas as que melhor se adaptam aos ambientes de produção, garantindo a mais adequada adaptação e, portanto, maior produtividade, que é o nosso principal objetivo", explica Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia.

O desenvolvimento das mudas é feito com parceiros como o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e a Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), na busca de varietais com características específicas para cada ambiente.

Criado em 2019, o núcleo de MPB já em seu primeiro ano ampliou a produção de mudas em 22%, passando de 2,809 milhões de unidades para 3,424 milhões em 2020. O custo unitário médio das mudas chega a ser até 50% menor do que o praticado pelo mercado.

Excelência em manejo de variedades

Em novembro de 2020, a unidade Monteverde da BP Bunge Bioenergia, localizada no município de Ponta Porã (MS), recebeu o Prêmio Excelência 2020, concedido pelo Programa Cana -- IAC (Instituto Agronômico de Campinas) por seu destaque no manejo de variedades de cana-de-açúcar naquele Estado.
Fonte: RPA News
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas