União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Presidente Executivo da UDOP, Salibe comemora 50 anos de formatura na Esalq/USP
Publicado em 29/07/2021 às 08h04
Foto Notícia
Antonio Cesar Salibe - foto de formatura em 29/07/1971
Nesta quinta-feira (29 de julho), o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe completa meio século de formatura em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo -- Esalq/USP. São 50 anos dedicados de forma direta à agronomia, grande parte deles à cultura da cana-de-açúcar.

A turma em que Salibe se formou, no dia 29 de julho de 1971, na cidade de Piracicaba, São Paulo, era formada por cerca de 200 alunos, cada qual com um sonho de realização pessoal. Salibe, que nasceu em Limeira, iniciou sua carreira em Paulo de Faria, trabalhando na área de crédito rural no extinto banco Banespa, passando depois por Sertãozinho, onde iniciou a carreira na estação experimental de cana-de-açúcar da Copersucar, até chegar a Campos, no Rio de Janeiro, com passagem pela Usina Cupim, Coperflu e Planalsucar.

Foi em 1980 que Salibe chegou a Araçatuba de mudança com a família, transferido para assumir a chefia da Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Valparaíso do extinto Planalsucar, ligado ao Instituto do Açúcar e do Álcool.

Salibe conseguiu transferir o escritório regional da Estação Experimental para Araçatuba onde iniciou o trabalho no desenvolvimento do setor, bem como no suporte aos inúmeros produtores e usinas que se instalaram na região Oeste Paulista com a criação do ProÁlcool -- Programa Nacional do Álcool.

A cidade de Araçatuba, inclusive, outorgou-lhe, em 2019, o título de Cidadão Araçatubense, reconhecendo sua contribuição ao município que desde 1980 Salibe adotou como sua terra. Talvez, a principal contribuição de Salibe para o município de Araçatuba foi o de ter participado da criação em 1985 da UDOP, na época, União das Destilarias do Oeste Paulista.

Graças a uma parceria entre a UFSCar e a UDOP, Salibe liderou a realização de inúmeros cursos voltados para o setor. Assim que se aposentou da UFSCar, Salibe assumiu a Presidência Executiva da entidade, que foi rebatizada de União Nacional da Bioenergia, com sócias hoje em 10 estados brasileiros e mais de 200 mil profissionais já capacitados. Salibe se orgulha, também, de ter formado uma equipe altamente qualificada, que hoje está à frente, juntamente com ele, da gestão da UDOP.

Seguramente, sua história de vida se confunde com a história da cana-de-açúcar na região Oeste Paulista, tornando-se quase que sinônimas. Afinal, nestes 50 anos desde que se formou engenheiro agrônomo, Salibe não fez outra coisa, que não dedicar-se a esta planta, tendo colhido, inclusive, o doce sabor da vitória profissional.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas