União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Diagnóstico
Bom ou mal diagnóstico pode levar ao sucesso ou ao óbito!
Publicado em 02/08/2021 às 11h13
Foto Notícia
É interessante notar como, em geral, as pessoas acham que as empresas são muito semelhantes umas às outras, mas na realidade, as empresas são muito diferentes entre si.

Eu diria que as empresas se assemelham mais aos seres humanos, não existem duas pessoas iguais, cada uma tem suas próprias características e personalidade.

O mesmo acontece com as empresas, e para conhecê-las é necessário levar em consideração quem são essas empresas. Deve-se saber quais os produtos que comercializam ou fabricam; qual a sua idade real e a mental; qual o ramo; a região; condições econômicas; origem; se são familiares, privadas ou públicas; se são grandes, médias ou pequenas; se são ricas ou pobres; qual a filosofia e história de vida; como é o ambiente de trabalho, quem são seus funcionários e uma série de outros detalhes.

Somente após a análise dessas características é que se poderá começar a entender qual é a individualidade da empresa.

Quando uma pessoa está doente vai ao médico, e este após examiná-la, identificará a enfermidade e ministrará o remédio para curá-la, e caso ministre o remédio errado, não só não resolverá o problema de sua saúde como poderá agravar sua enfermidade.

O mesmo acontece com as empresas; como está a saúde e que tipo de remédio realmente necessita?

Há pessoas que vão a óbito por negligência, por saber que necessitavam se cuidar, mas achavam que "dava para ir levando".

E isso também acontece com as empresas; quantas que, percebendo que necessitam se tratar, vão se auto enganando e nenhuma providência tomam, e quando se dão por conta, a doença já tomou todo seu organismo, e já não tem mais jeito.

Então, cuidado com as panaceias que surgem por aí, que prometem cura para todos os males; o remédio que é bom para uma empresa, pode ser um veneno para outra!

Não se deixe iludir e tão pouco procure agir sobre o sintoma, o tiro poderá sair pela culatra! É vital conhecer as causas, e para isto é necessário fazer um diagnóstico sério de sua realidade. Busque as verdadeiras causas que estão levando aos sintomas, e tenha coragem de atuar diretamente sobre elas, pois é só mexendo nas causas que pode-se alterar e corrigir os sintomas.

Até a próxima e muita paz!


Renato Fazzolari
Diretor Geral - AGRHO Recursos Humanos, Psicólogo Organizacional, Terapeuta Transpessoal, Professor Universitário (PUC) e Palestrante.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024