União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Biodiesel

Frente Parlamentar Mista do Biodiesel refuta críticas relacionadas à mistura do biodiesel
Publicado em 03/08/2021 às 09h56
Foto Notícia
A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) considera leviano o posicionamento publicado por algumas entidades que se manifestaram contrárias à progressão da mistura do biodiesel.

O biodiesel brasileiro está entre os melhores do mundo em qualidade, com parâmetros muito mais rigorosos do que os utilizados na Europa atualmente. A produção de biodiesel no Brasil contribui para o crescimento do PIB, gera empregos na indústria e renda no campo, valoriza a agricultura familiar e reduz as emissões de carbono. Além disso, a utilização do biodiesel é significativamente mais econômica do que outros biocombustíveis que possam substituir o diesel mineral.

As informações contidas no manifesto são equivocadas. A qualidade do biodiesel foi testada em ensaios extensos, conduzidos pelo MME, MCT e ANP, com a participação dos fabricantes de automóveis, academia, produtores de biodiesel, diesel e aditivos. Foi o maior programa de testes do mundo, resultando no rigoroso padrão de qualidade dos biocombustíveis disponibilizado pelas usinas hoje.

O setor de biodiesel fez os investimentos necessários que permitiram aprimorar as especificações do biodiesel e atender à solicitação dos representantes do setor automotivo, o que garantiu o caminho à ampliação prevista da mistura até B15. Essa cadeia de produção sustentável não pode ser prejudicada por más práticas de limpeza dos tanques de distribuição e armazenagem do combustível.

A defesa de uma redução no percentual na mistura do biodiesel significa um retrocesso e reflete o desconhecimento sobre o setor, que trabalha com excelência internacional de qualidade e tem pleno controle sobre a produção.

Em ofício recente à ANP, as entidades produtoras de biodiesel requereram a abertura de consulta pública para discussão da especificação do biodiesel e do diesel conforme os novos padrões de emissões do Proconve. Portanto, o setor está na vanguarda e propõe início dos debates técnicos na agência regulatória competente para que seja aferida a qualidade de todos os produtos que compõem o diesel comercial.
Fonte: Frente Parlamentar Mista do Biodi
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas