Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
O bom ambiente de trabalho
O que é afinal um bom ambiente de trabalho?
Publicado em 30/08/2021 às 09h38
Foto Notícia
Bom ambiente de trabalho seria um lugar em que todos são cordiais, sorridentes, em que jamais um contradiz o outro, em que os funcionários e as respectivas famílias se visitam?

Se a empresa estiver indo otimamente bem, até que os ingredientes acima podem representar um bom ambiente de trabalho, porém se ela estiver "mal das pernas", pode ser que o modelo acima seja a causa do insucesso, e falar que ela tem um bom ambiente de trabalho é quase uma heresia.

Eu explico:

Um bom relacionamento profissional não necessariamente deve ser um relacionamento de aceitação irrestrita, o dia a dia é gerador de conflitos, disputas e competitividades, e quando o ambiente está naquela "mornosidade", acomodado em um comportamento de excessiva consideração entre departamentos e funcionários, pode ser que as condições criadas pelo ambiente impossibilitem uma atuação profissional mais firme, objetiva e necessária.

De maneira que, um bom ambiente de trabalho não deve ser confundido com um reduto de pessoas boazinhas (visto que "boazinha" já é um diminutivo de boa, é quase um "ruinzinho").

No trabalho, as pessoas devem ser cordiais sim, porém, com respeito profissional entre todos, e respeito profissional implica em aceitação dos pontos de vista diferentes; em se contradizerem com firmeza quando necessário.

As caras podem ser mais severas e menos risonhas. Os profissionais devem ser responsáveis, e mesmo que as famílias não se visitem, o importante é que cada um saiba que sua postura profissional estará mais do que participando de um ato social, estará cumprindo o dever de ajudar a empresa a prosperar, e com isso garantir o salário e o emprego do colega, cuja família nem sequer conhece.

Portanto, bom ambiente de trabalho é cordialidade, porém, com respeito e postura profissional.


Até a próxima e muita paz!


Renato Fazzolari
Diretor Geral - AGRHO Recursos Humanos, Psicólogo Organizacional, Terapeuta Transpessoal, Professor Universitário (PUC) e Palestrante.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
RENATO FAZZOLARI
Cabo de guerra X Arrastão
14/10/2021
Foto Articulista
RENATO FAZZOLARI
Cuidados que se deve ter nas comunicações
04/10/2021
Foto Articulista
RENATO FAZZOLARI
Você pode ser um grande orador!
29/09/2021
Foto Articulista
JACYR COSTA FILHO
5G: inserção e competitividade para o agro
23/09/2021