União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Hábito x Rotina x Disciplina
Sabe qual a diferença e o que isso implica no sucesso em sua vida?
Publicado em 20/09/2021 às 11h22
Foto Notícia
Normalmente o dia a dia das pessoas é muito semelhante, quase sempre repetitivo, no entanto, a maioria faz essas repetições inconscientemente, sem saber se é hábito, rotina ou disciplina. Você já pensou nisso? E sabe discernir a diferença e as consequências de cada uma delas?

O dicionário diz:

"Hábito é a disposição adquirida pela repetição frequente de um ato." Ou seja: Se faz as coisas automaticamente, sem perceber porque está fazendo; esse ato não exige esforço, nem tão pouco vontade, e acontece praticamente inconscientemente;

"Rotina é o caminho já conhecido, em geral trilhado maquinalmente." Ou seja: Se faz as coisas que são necessárias serem feitas, e que nós conhecemos como fazer, porém exige atenção para executá-las corretamente; a prática faz com que a executemos de maneira "semiautomática"; possuem pequenas variações sobre o mesmo tema; a prática faz com que dominemos a operação, porém com pouco esforço, o que torna confortável mas em geral monótona.

"Disciplina é o regime de ordem imposta ou mesmo consentida." Ou seja: Para atingir um objetivo, necessitamos ter uma postura que exigirá que adquiramos novos conhecimentos ou habilidades, que nos propiciará a capacidade necessária para executar funções que ainda não tínhamos conhecimento. Exigirá sairmos de nossa zona de conforto, que tenhamos força de vontade e dedicação, para nos habilitar com a competência necessária para o atingimento do objetivo pretendido.

O tempo que dispomos é igual para todos, e passa na mesma proporção. Em nossas vidas, tanto hábito quanto rotina e disciplina acontecem naturalmente, o que diferencia é a proporção e intensidade que dedicamos a cada uma dessas funções.

Podemos nos acomodar e viver nossas rotinas e hábitos confortavelmente, mas com essa predisposição, podemos até ter um relativo sucesso, dependendo de fatores externos e golpes de sorte, mas em geral pessoas com essa postura não terão muito sucesso na vida, e em termos evolutivos crescerão muito pouco e normalmente estarão sempre ultrapassadas.

A pessoa que decidir ser disciplinada, com o decorrer do tempo, mesmo que lhe custe muito esforço e dedicação, atingirá seus objetivos; adquirirá conhecimento, saber e domínio do que se predispuser a aprender; evoluirá, será respeitada e se auto respeitará; será admirada, requisitada, e como consequência o sucesso acontecerá naturalmente.

Em termos profissionais, se lhe fosse dada a responsabilidade de escolher alguém para subir hierarquicamente, por quem você optaria? Pelo acomodado nas rotinas, ou o esforçado e disciplinado? O bom senso diz que você optaria pelo disciplinado. Ora, quando seu superior hierárquico tiver que fazer a mesma escolha, será que você será o profissional que merecerá a promoção?

Espero que essa Dica tenha lhe trazido consciência sobre como você está utilizando o seu tempo. Não se esqueça de que o que plantarmos é o que iremos colher!


Muita paz e até a próxima!


Renato Fazzolari
Diretor Geral - AGRHO Recursos Humanos, Psicólogo Organizacional, Terapeuta Transpessoal, Professor Universitário (PUC) e Palestrante.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024