União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Gasolina já ultrapassa R$ 9 em algumas regiões do Brasil
Publicado em 14/10/2021 às 16h52
Foto Notícia
Depois de mais um reajuste no preço da gasolina, anunciado pela Petrobras no dia 8 de outubro, o preço do combustível já ultrapassa R $ 9 em alguns postos de Curitiba, capital do Paraná. Segundo o portal Capitalista, esse é possivelmente o preço mais alto do Brasil.

O principal motivo da alta do preço do combustível é a paridade de preços adotada pela Petrobras, que combina reajustes de combustíveis com as oscilações do dólar e do preço internacional do petróleo. Como resultado, a gasolina está sujeita à especulação internacional e à variação cambial.

Isso fez com que o preço médio de venda da gasolina por litro para as distribuidoras passasse de R $ 2,78 para R $ 2,98.

O aumento é de 7,19% no valor do combustível que, segundo a empresa, conseguiu manter a estabilidade nos preços sem gerar faltas por 58 dias. No caso do gás de cozinha, o aumento foi de 7,22%, com o preço passando de R $ 3,60 para R $ 3,86 o quilo.

Segundo a Petrobras, os reajustes "refletem parte da elevação dos preços internacionais do petróleo, impactados pela oferta limitada devido ao crescimento da demanda mundial, e pela taxa de câmbio, devido ao fortalecimento do dólar globalmente".

Bolsonaro diz que não vai dar um centavo

Jair Bolsonaro justificou os reajustes no dia 8 de outubro, durante a 1ª Feira Brasileira de Nióbio, realizada em Campinas (SP). Ele disse que não pode congelar aumentos com base na caneta.

"Eles reclamam do Brasil, do aumento do preço dos mantimentos, do combustível. Ninguém faz porque quer. Não tenho poder sobre a Petrobras. Não vou congelar os preços dos combustíveis. Muitos querem, mas já tivemos experiência de congelamento no passado ", declarou o presidente.

O agente afirmou ainda que apesar do Brasil ser autossuficiente no setor de combustíveis, não é possível romper contratos. "Quando se trata de combustível, somos autossuficientes. Ah, mas por que o preço está atrelado ao dólar? Já posso rasgar os contratos? ", Declarou.
Miquéias Santos
Fonte: O Petróleo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas