União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Biodiesel

ANP aprova programa para controlar qualidade do biodiesel
Publicado em 03/12/2021 às 09h54
A diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou hoje (2/12) a resolução que cria o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio).

O programa vai monitorar o cumprimento das especificações de qualidade dos biocombustíveis na cadeia de abastecimento do Ciclo Diesel. O objetivo é assegurar que o biodiesel e o óleo diesel A (diesel sem adição de biodiesel, cuja mistura conduz ao óleo diesel B, vendido ao consumidor por distribuidores e revendedores de combustíveis líquidos) atendam aos limites exigidos para os seus respectivos parâmetros físico-químicos.

O PMQBio prevê a coleta de amostras de biodiesel e óleo diesel A nos estabelecimentos produtores de biodiesel e nos distribuidores de combustíveis líquidos. Em seguida, serão feitas análises físico-químicas em laboratórios privados para a identificação de eventuais não-conformidades.

O novo modelo prevê a realização de, no mínimo, duas coletas anuais aleatórias de amostras. Segundo a ANP, o PMQBio "não deverá apresentar impacto nos preços dos combustíveis ao consumidor".

Os resultados das análises serão publicados em boletim semestral. Os resultados não conformes serão comunicados à fiscalização da ANP e a órgãos conveniados.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas