União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Etanol

Consumo de etanol na Índia pode enxugar excedente de açúcar do país
Publicado em 15/12/2021 às 08h09
Foto Notícia
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou em nota acreditar que, após a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicar oficialmente a decisão que considera os subsídios à exportação de açúcar da Índia uma violação do Acordo sobre Agricultura, o país poderá enxugar os excedentes do adoçante por meio do crescimento do consumo de etanol. "A Índia anunciou recentemente uma meta ambiciosa de mistura de 20% de etanol na gasolina até 2025", afirmou em nota o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão. "Nesse sentido, o Brasil pode contribuir com base nas lições aprendidas ao longo de quase cinco décadas do seu programa de etanol".

A abertura do painel na OMC foi solicitada pelo governo brasileiro em 2019. A estimativa da Unica é que o impacto negativo dos subsídios indianos aos produtores brasileiros supera US$ 1 bilhão por ano.

A Índia, importante produtora de cana-de-açúcar, regula os preços da cana, do açúcar e do etanol, e fornecia subsídios para que as usinas exportassem seus excedentes do adoçante, o que pressionava as cotações da commodity no mercado global.

O presidente da Unica, Evandro Gussi, afirmou em comunicado: "Nos últimos tempos, temos fortalecido nossa relação e colaboração com nossos pares indianos, particularmente na agenda do etanol e, estamos certos de que teremos soluções cooperativas no curto prazo para essa questão. O resultado do painel foi bastante técnico e estamos seguros de que a Índia respeitará e cumprirá a decisão".
Fonte: Broadcast
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas