União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Colheita de soja ultrapassa metade da área no Rio Grande do Sul
Publicado em 16/04/2021 às 08h19
Foto Notícia
A colheita de soja 2020/21 do Rio Grande do Sul avançou de forma significativa ao longo da última semana e alcançou 54% das áreas, apesar de manter forte atraso em relação a anos anteriores, disse nesta quinta-feira a Emater-RS, que vê a safra de grãos do Estado se consolidando "com excelente resultado".

Segundo o órgão ligado ao governo gaúcho, a colheita da oleaginosa avançou 15 pontos percentuais na variação semanal. Em igual momento da safra 2019/20, os trabalhos já alcançavam 81%, enquanto a média histórica de cinco anos para o período é de 73%.

Mesmo com o atraso no geral, a entidade destacou que "propriedades menores já estão encerrando a atividade". Erechim, Passo Fundo e Frederico Westphalen, segundo a Emater-RS, são as regiões com trabalhos mais avançados, já em torno de 70%-80%.

A Emater-RS estima uma safra recorde de 20,2 milhões de toneladas de soja nesta temporada, que deve fazer com que o Estado supere o Paraná e volte a ocupar o posto de segundo maior produtor do país, atrás apenas de Mato Grosso.

Enquanto a soja registra atraso, o ritmo de colheita de milho da safra de verão se mantém à frente do verificado nos últimos anos.

Com 77% das áreas já colhidas, os trabalhos superam a marca de 75% vista em igual período do ano passado e a média histórica de 69%, segundo o levantamento.

Na última semana, o avanço foi de tímidos 2 pontos percentuais, uma vez que produtores têm priorizado os trabalhos com soja e arroz, mas a entidade vê sinais de boas produtividades em alguns locais.

"Segue a colheita da cultura, apesar de menos intensa... As lavouras da metade Sul apresentam produtividades boas, pois sofreram menos com a estiagem da primavera", disse o órgão em informativo conjuntural.

Já para o arroz, a colheita gaúcha atingiu 80% das áreas cultivadas, avanço de 10 pontos percentuais na semana, superando a média de cinco anos (68%) e em linha com o verificado em igual período do ano passado.

"As condições climáticas possibilitaram mais uma semana de avanço na colheita... O rendimento da cultura é excelente, favorecido pelo clima e possibilidade de irrigação no período da estiagem", afirmaram os técnicos sobre o Estado que é o principal produtor do cereal no país.
Reuters
Texto extraído do portal Money Times
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024