União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Bento Albuquerque inaugura fábrica de fertilizantes em Sergipe
A expectativa é que a produção na região supra 20% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados. Bento Albuquerque recebeu o título de Cidadão Sergipano e foi homenageado com a Comenda do Mérito Aperipê.
Publicado em 03/08/2021 às 09h08
Foto Notícia
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, cumpriu extensa agenda de compromissos e eventos nesta segunda-feira (02/08) em Sergipe. Pela manhã, acompanhado do governador do estado, Belivaldo Chagas, o ministro participou da inauguração da Unigel Agro Sergipe, unidade de fertilizantes nitrogenados da petroquímica Unigel. No período da tarde, o ministro participou de solenidade de apresentação do Plano Tributário do Setor de Óleo e Gás do Estado de Sergipe.

Na ocasião, Bento Albuquerque também assinou medidas relacionadas à modernização regulatória, de responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). Também foram assinados protocolos de intenções com o Grupo Unigel, a empresa Energy Platform (EnP Participações S.A.) e a Consultoria Mastersenso, relativos a iniciativas do governo estadual no setor de gás natural e fertilizantes.

Bento Albuquerque recebeu o título de Cidadão Sergipano, concedido pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), e também foi homenageado com a Comenda do Mérito Aperipê.

Fertilizantes

Considerada uma das maiores petroquímicas do País, desde maio deste ano a Unigel produz amônia e ureia. Com uma capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, a fábrica, situada no município de Laranjeiras, se torna a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados. Somada à fábrica da Bahia, a expectativa é que a produção consiga suprir 20% da demanda nacional dos fertilizantes nitrogenados.

Bento Albuquerque classificou a inauguração da fábrica como um grande exemplo das oportunidades que políticas públicas bem elaboradas podem trazer ao País. E lembrou o lançamento no ano passado, juntamente com o presidente Jair Bolsonaro, da Usina Termelétrica Porto de Sergipe e do primeiro terminal de gás natural liquefeito privado do País. "O Sergipe caminha para se tornar um gigante do setor energético em sua diversificada atividade econômica, onde se destaca a produção de petróleo e gás natural, a mineração, o turismo e o agronegócio", ressaltou.

O ministro também destacou as reservas de potássio, matéria-prima essencial para a indústria de fertilizantes do País. "Estamos hoje dando mais um passo na direção de nos tornarmos autosuficientes em fertilizantes via economia do estado, não só com o gás natural para produzir fertilizantes, mas, também, para gerar energia termelétrica a gás natural", enfatizou Albuquerque.

O ministro ressaltou o empenho do governo sergipano, da Petrobras e da Unigel para a reativação da fábrica e a retomada da produção de fertilizantes em Sergipe. "A iniciativa amplia horizontes, gera empregos, aumenta a renda e a arrecadação do estado e dos municípios. Representa um dos primeiros resultados concretos do novo mercado de gás, além de servir como exemplo do que pode ser alcançando quando o governo federal, os estados e os agentes da indústria trabalham juntos, trazendo esperança e boas perspectivas para o povo brasileiro", frisou Bento Albuquerque.

Cidadão Sergipano e Mérito Aperipê

O título de cidadão sergipano ao ministro Bento Albuquerque, concedido pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi originado de propositura do deputado estadual Zezinho Sobral. A Comenda do Mérito Aperipê é a mais alta condecoração conferida pelo Governo do Estado do Sergipe. O ministro foi agraciado com o Grau Grã Cruz. Os demais homenageados são agentes das iniciativas públicas e privadas que contribuíram para o desenvolvimento do setor de petróleo, gás natural e fertilizantes no estado de Sergipe.

Ao receber as homenagens, o ministro afirmou: "Atos de reconhecimento são gestos nobres que visam a dar sentido e a orientar o trabalho de pessoas que despendem tempo e esforços em ações de alcance e significado para a coletividade". E declarou dividir as homenagens recebidas com os servidores e os parceiros do Ministério de Minas e Energia.

"Temos seguido uma travessia balizada pelas boas práticas e governança, segurança jurídica regulatória, transparência e previsibilidade, e mantendo um olhar estratégico para o futuro", destacou. Em seu discurso, ele enfatizou as diversas ações já implementadas pelo governo federal em Sergipe, como a instalação de mais de 260 km de linhas de transmissão, com investimentos superiores a R$ 250 milhões, além de outros 380 km em implantação, com geração de cerca de 2.500 empregos. Também destacou o primeiro terminal privado de regaseificação do País, com capacidade de movimentação de 21 milhões de metros cúbicos/dia, correspondente a 2/3 do gasoduto Brasil-Bolívia. E a inauguração da termelétrica a gás natural, considerada a maior da América Latina, concluída em março de 2020, com potência instalada de 1,5 gigawatts e com investimentos da ordem de R$ 6 bilhões.

Matriz elétrica diversificada

Ao falar com a imprensa, o ministro declarou que o governo não trabalha com a hipótese de racionamento de energia elétrica devido à grave situação hídrica que o País enfrenta. Questionado sobre os aumentos de energia ocorridos recentemente, esclareceu que o custo da energia térmica é, de fato, mais elevado, mas lembrou que a matriz elétrica brasileira está sendo diversificada, o que é muito positivo para a segurança energética e também para reduzir o custo da energia, "exatamente para que não tenhamos, no futuro, problemas como esse que estamos enfrentando nesse ano de 2021".

"A sociedade também tem que fazer a sua parte, por meio do uso racional não só da energia, mas também da água. Se você economiza a energia, você vai pagar menos na sua conta de luz. E com a água você terá mais disponibilidade, pois ela tem uso múltiplo, inclusive, para a geração de energia", acrescentou o ministro.

"Temos trabalhado com transparência e temos implementado ações para preservar os nossos reservatórios. Estamos com uma governança sobre o sistema e esperamos chegar a 2022 em melhores condições do que estamos hoje", concluiu Bento Albuquerque.
Fonte: Ministério de Minas e Energia
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas