União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Usina Coruripe investe em contectividade no campo em operações agrícolas
Publicado em 07/02/2022 às 08h47
Foto Notícia
A tecnologia e a conectividade fazem parte do dia a dia de diversos trabalhadores; no agronegócio, não poderia ser diferente. Segundo dados do Ministério da Agricultura, no entanto, apenas 23% do espaço agrícola brasileiro possui algum nível de cobertura de internet. Para superar esse desafio, a Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético do país, desenvolveu uma estratégia voltada à conectividade para quem trabalha no campo, disponibilizando wi-fi de longo alcance para colaboradores das operações agrícolas. A iniciativa integra o programa Conecta, que prevê desenvolvimento e implantação de novas plataformas e melhorias na infraestrutura da companhia, com investimentos de cerca de R$ 15 milhões.

A conectividade, já implantada e em fase de monitoramento pela equipe de TI e parceiros da Usina Coruripe, abrange, na fase inicial, 82,5% dos 55 mil hectares referentes ao território das unidades situadas em Carneirinho, Limeira do Oeste e Iturama, no Triângulo Mineiro. A segunda fase do projeto está em andamento e consiste na instalação de torres e demais equipamentos no polo Coruripe (em Alagoas), com uma cobertura de 80% dos 35 mil hectares de área. Esse avanço, que é de uso prioritário na execução das operações agrícolas, usa a tecnologia LTE (padrão de comunicação para tecnologia móvel e a infraestrutura utilizada para distribuição de banda larga, baseada no GSM e W-CDMA) e tem alcance de até 100km a partir de cada unidade.

Segundo o diretor financeiro da Usina Coruripe, Thierry Soret, o objetivo é integrar o campo com a central de controle da usina. Por meio da conectividade, os colaboradores podem usufruir de maior praticidade para executar as atividades de rotina, entre elas realizar apontamentos on-line, fazer uso de aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas e videoconferências. "Um mundo de possibilidades, na palma da mão", destaca. Em breve, eles também poderão fazer monitoramentos e downloads de mapas on-line, integração com drones, ter acesso às áreas remotas por meio de câmeras, acionamento de bombas em áreas de risco, entre outras possibilidades.

O executivo explica que essa iniciativa integra o programa de transformação digital que a Coruripe iniciou nos últimos anos. O processo prevê a revisão de plataformas sistêmicas, o reforço de toda a conectividade, gestão da telefonia e a revisão dos parques de wi-fi da companhia. "Adequar a empresa aos avanços tecnológicos gera diversas vantagens. Quanto mais recursos disponíveis aos colaboradores, maior será a produtividade e o retorno para a organização, e estaremos prontos para adotar as novas oportunidades do programa da jornada digital", afirma Soret.
Assessoria de Imprensa
Fonte: Usina Coruripe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024