Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul discutirá o futuro do setor
Publicado em 10/05/2022 às 14h33
Foto Notícia
A UDOP, a Biosul e a Fiems realizam no próximo dia 10 de junho, em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, o Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul. Com o tema O Futuro da Bioenergia, o evento acontecerá no formato presencial, no auditório da Casa da Indústria - Fiems, reunindo os principais elos do segmento, desde produtores, fornecedores de cana, instituições e lideranças políticas.

"O evento tem como público-alvo profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor, bem como a mídia e formadores de opinião a cerca de um tema tão importante para as questões ambientais, tão bem preservadas neste estado que abriga uma das maiores biodiversidades do País", destacam os organizadores.

Na programação de abertura o evento contará com representantes de entidades de classe e dos Poderes Executivo e Legislativo. Estão confirmados o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja e a Deputada Federal Tereza Cristina, que na oportunidade será homenageada pelo setor sucroenergético em reconhecimento à sua contribuição, sem precedentes, para o desenvolvimento da bioenergia em todo o Brasil nos anos em que atuou como Ministra da Agricultura; além de senadores e deputados federais e estaduais, prefeitos e demais autoridades, que serão recebidas pelo Presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen e pelo Presidente da UDOP e do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman.

Após a solenidade de abertura a programação do evento segue com o tema "Tendências da mobilidade sustentável e o mercado de carbono", com moderação do Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), Mário Campos Filho. O painel será aberto com a palestra "Cenários de Transição Energética" pelo Presidente/Fundador da Consultoria Datagro, Plínio Nastari.

Após a palestra inicial ocorrerá um debate com o tema geral: "Tendências do Mercado de Carbono pós COP-26" com a presença, além dos já enumerados, Pietro Mendes - Secretário-Adjunto da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME; Jaime Verruck - Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); e Evandro Gussi - Presidente da Unica.

Após o almoço, o último painel do Simpósio discutirá "O Futuro das Energias Renováveis", com moderação de Plínio Nastari - Presidente/Fundador da Datagro. O começa com uma palestra com o tema central e um debate sobre a "Visão dos empresários do setor da Bioenergia", com participação de um representante do Grupo Raízen; de Gustavo Alvares - Presidente da Atvos; Renato Junqueira - Vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia - Adecoagro; e Geovani Dilkin Consul - CEO BPBunge.

O Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul termina com um coquetel entre os participantes.

Inscrições

Para se inscrever, gratuitamente, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição clicando aqui.

Sobre os realizadores

Biosul

A Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul é a entidade que representa as indústrias produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade do Estado. Criada em 2009, a entidade nasceu do propósito de modernizar a representação institucional do setor através do modelo de associativismo. O quadro de associadas é composto por todas as unidades sucroenergéticas em operação no Estado (17) e mais três projetos. Mais informações: www.biosulms.com.br

UDOP

A União Nacional da Bioenergia foi fundada em 1985 e desde então trabalha em prol da capacitação profissional do setor, já tendo capacitado mais de 250 mil pessoas desde sua fundação, além de trabalhar na disseminação e no fomento de pesquisas que visem o aumento de produtividade e competitividade de toda a cadeia, representando, hoje, cerca de 20% de toda a cana-de-açúcar, açúcar e etanol produzidos no Brasil, com associadas em 11 estados brasileiros. Mais informações em www.udop.com.br

Fiems

A indústria é a força capaz de mover e transformar a economia de Mato Grosso do Sul, consolidando a essência da cidadania e produzindo mais justiça social. Com o objetivo de promover o desenvolvimento das indústrias e apoiar empreendedores e colaboradores, o Sistema Fiems é composto de um conselho de representantes dos Sindicatos Patronais da Indústria e de sua Diretoria.

Ele foi constituído em 1979 reunindo quatro unidades de negócios e ações de atendimento ao setor industrial de todo o Estado: a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Juntas, essas empresas oferecem às empresas sul-mato-grossense estratégias para o desenvolvimento industrial.

O Sistema Fiems é protagonista na evolução e na transformação da indústria de Mato Grosso do Sul, com o compromisso de apresentar novas tecnologias, promover educação inovadora, auxiliar no estágio, oferecer capacitação empresarial e ser referência não só para a indústria, mas para a sociedade em geral.

O trabalho é realizado diretamente nos municípios, oferecendo os instrumentos essenciais para fazer avançar a atividade industrial e, ao mesmo tempo, proporcionar melhor qualidade de vida aos homens e mulheres que integram a força de trabalho do setor em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria do Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul
Mais Lidas