União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Porto romeno corre contra o tempo para levar grãos ucranianos aos mercados globais
Publicado em 13/05/2022 às 16h37
Pressionada ao serviço de emergência pelo bloqueio dos portos marítimos da Ucrânia por invasores russos, a vizinha Romênia está correndo contra o tempo para levar os grãos ucranianos para os mercados globais antes que a próxima colheita desencadeie gargalos logísticos e problemas de armazenagem.

A Ucrânia, o quarto maior exportador de grãos do mundo, foi forçada pela invasão da Rússia a redirecionar os embarques de trem através de sua fronteira ocidental para a vizinha Polônia, Eslováquia e Romênia, ou em barcaças através de seus pequenos portos no rio Danúbio.

Mas a Ucrânia precisa movimentar 20 milhões de toneladas de grãos antes da nova colheita em menos de três meses para evitar gargalos e uma crise alimentar global.

A comissária europeia de transportes, Adina Valean, chamou o desafio de "gigantesco" e disse na quinta-feira que a Comissão Europeia trabalhará com os governos da UE para estabelecer novas rotas de transporte eficazes para os grãos ucranianos.

A escala do desafio entra em foco no principal porto da Romênia no Mar Negro, Constança, onde apenas cerca de 1% da meta da UE, ou cerca de 240 mil toneladas de grãos ucranianos até agora, passou, disse o gerente Florin Goidea à Reuters.

"Estamos em condições de lidar com esses produtos com grande esforço", disse o presidente da operadora Comvex, Viorel Panait, à Reuters. "Mas esses esforços são insuficientes para compensar as rotas de trânsito do dia para noite para volumes tão importantes. Mais equipamentos são claramente necessários".
Reuters
Texto extraído do portal Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas