União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Problemas pela falta de chuva estão cada vez mais frequentes
Tópico foi discutido em congresso nacional da soja em Foz do Iguaçu (PR)
Publicado em 18/05/2022 às 16h50
Foto Notícia
Os problemas causados pelo clima, principalmente pela falta de chuvas, estão cada vez mais frequentes e severos no Brasil e isso tem servido como um alerta para os produtores rurais. Em um congresso nacional sobre a soja, que aconteceu nesta semana em Foz do Iguaçu, no Paraná, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Perícia Ambiental (Ibrapa) destacaram a importância de adotar práticas conservacionistas e que podem funcionar como mecanismo de proteção a fenômenos adversos.

Entre essas práticas, estão a diversificação das culturas e o plantio de variedades que formem cobertura vegetal. O foco precisa estar na construção de um bom perfil de solo e, com isso, tornar a produção mais resiliente às adversidades do clima.

Raphael Salomão, editor-assistente da Globo Rural, está em Foz do Iguaçu e conversou com José Renato Bolsas Farias, que é pesquisador da Embrapa Soja do Paraná e um dos participantes do evento: "Medidas são necessárias urgentemente e, diferente de um ataque de praga, de doença ou ferrugem, em que eu posso usar um fungicida ou usar um fertilizante, se faltou chuva, eu faço o quê? Práticas de manejo de conservação do solo são cruciais para ajudar o sojicultor a ultrapassar esses períodos e essas adversidades que, repetindo como a gente falou, será cada vez mais frequente e intensa. O manejo de um solo bem construído, eu não faço de um dia para o outro".

Durante o evento, o especialista ainda disse que só o Paraná e o Rio Grande do Sul perderam um equivalente a 28 bilhões de dólares nas últimas quatro safras, devido à escassez hídrica, ou seja, falta de chuva extrema ou, até, baixo volume de água disponível no solo.
Fonte: Revista Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas