União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Usinas são mais pessimistas que mercado sobre recuperação dos canaviais em 2022/23
Pesquisa da Conab com usinas aponta para uma moagem 15,1% menor do que a média estimada pelas empresas especializadas consultadas pelo NovaCana
Publicado em 18/05/2022 às 10h25
Moagem, área plantada, produtividade e fabricação de açúcar e etanol. Estes são alguns dos indicadores que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) utiliza para fazer estimativas sobre a safra de cana-de-açúcar.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a empresa pública realiza quatro levantamentos no decorrer da temporada, colhendo dados das usinas atualmente operantes no Brasil -- segundo o Mapa, são 347 unidades. Desta forma, é possível compreender como o próprio setor está vivenciando o ciclo e quais são suas expectativas.

O presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, afirma que, por ser feita por meio de um censo com todas as unidades produtoras brasileiras, os dados do levantamento da safra de cana-de-açúcar são "fiéis às intenções industriais do setor sucroenergético".

Em sua primeira pesquisa para a safra 2022/23, divulgada no final de abril, a Conab espera que a moagem de cana chegue a 596,06 milhões de toneladas, com 539,05 milhões de toneladas sendo esmagadas apenas no Centro-Sul.

O volume previsto para a maior região produtora brasileira é 15,05 milhões de toneladas menor do que o estimado pelas 21 empresas especializadas consultadas pelo NovaCana no começo deste ano. Segundo as consultorias, a temporada deve somar, em média, 554,10 milhões de toneladas de cana moída.

Esta foi a maior divergência entre os resultados das duas pesquisas nos últimos cinco anos. Para a safra 2021/22, por exemplo, a expectativa da Conab no começo da temporada ficou apenas 670 mil toneladas abaixo da média computada pelo NovaCana.

Ainda assim, o cenário é, de uma forma geral, otimista para a safra corrente, tanto para a moagem quanto para a produção de açúcar.

Confira no texto completo, exclusivo para assinantes, mais detalhes sobre as expectativas de moagem, mix de produção, a fabricação de açúcar e etanol e, também, um histórico comparativo dos últimos dez levantamentos da Conab.
Fonte: NovaCana
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024