Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Área de cana em SP tem geada, mas sem registro de grandes danos para safra
Termômetro da colhedora na Fazenda São José, em Ribeirão Preto (SP), chegou a -1ºC nesta madrugada
Publicado em 19/05/2022 às 09h44
Foto Notícia
O frio esperado pelos institutos meteorológicos chegou ao estado de São Paulo nesta madrugada de quarta-feira (18), inclusive com registro de geada em área produtora, mas sem grandes danos para a safra, segundo fontes ouvidas pelo site Notícias Agrícolas.

Na região de Ribeirão Preto, importante produtora de cana-de-açúcar no estado, o termômetro da colhedora na Fazenda São José, de Paulo Junqueira, chegou a -1ºC nesta madrugada. O registro de geada pôde ser visto na palhada. Veja o vídeo abaixo.

A safra 2022/23 de cana-de-açúcar está sendo colhida e em processamento neste momento. O Sistema TEMPOCAMPO, ligado à Esalq/USP, ainda monitorava possíveis danos para a safra de cana-de-açúcar junto às usinas nesta manhã de quarta.

"Nada que tenha danificado de forma abrangente", disse para a agência Reuters Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, sobre o frio em áreas produtoras. O meteorologista pontua que ainda podem ser registradas geadas leves nesta semana, mas com poucas chances de resultar em danos aos campos de café, cana-de-açúcar ou milho.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia, com base em estação de Ribeirão Preto, apontam que a temperatura por volta das 6h da manhã (horário de Brasília) era de 4,7ºC naquele ponto da cidade. Já no aeroporto Leite Lopes, a mínima foi de 6ºC.

De acordo com a Climatempo, além do frio, que já era esperado para o estado de São Paulo, a madrugada e manhã desta quarta-feira é de vento, o que intensifica ainda mais a sensação de frio, mas pode ter amenizado a formação das geadas.

Ainda assim, a capital paulista registrou 7,3°C às 5h da manhã, a menor temperatura do ano de 2022.

Ontem, uma área pontual de cana na cidade de Rio Brilhante (MS) já havia registrado geada de fraca a moderada intensidade. segundo Leandro Fabrício Martins Aléssio, presidente do Sindicato Rural do município, não houve registro de prejuízos acentuados.
Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas