União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Raízen quer entrar nos negócios de biocombustíveis para aviões e navios
Executivo diz que empresa está construindo os primeiros passos nos segmentos, para "chegarmos lá em alguns anos"
Publicado em 26/05/2022 às 09h20
Foto Notícia
De olho nas metas de descarbonização no mercado global, a Raízen -- joint venture entre a Cosan e a Shell -- vê o combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) e os biocombustíveis para navios (biobunker) como novas oportunidades de negócios para a companhia.

"Estamos de olho nos novos mercados que aparecem como grandes potenciais adicionais para o etanol no mudo. Combustível de aviação e o biobunker", afirmou o vice-presidente de trading da Raízen, Paulo Neves, durante evento promovido pela empresa nesta quarta-feira, 25.

Segundo o executivo, as políticas de redução de emissões de carbono que vêm sendo implementadas em países da Europa, Ásia e América do Norte -- para alcance das metas do Acordo de Paris -- já garantiriam a demanda pelos produtos renováveis.

"Do ponto de vista dos clientes, da demanda, não temos dificuldade de encontrar clientes interessados nessa solução", disse Neves.

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, em inglês) estima um salto na demanda global por SAF nos próximos anos, de 100 milhões de litros em 2021 para 5 bilhões de litros em 2025. Até 2050, 60% do biocombustível de aviação produzido na Europa deve vir de fontes renováveis.

Já o transporte marítimo, que responde por cerca de 3% das emissões de gases de efeito estufa (GEE), deverá reduzir suas emissões pela metade até 2050, segundo o compromisso da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês).

A Raízen confia no poder de sua escala de produção de biocombustíveis e na parceria com a Shell, companhia global, para se posicionar na disputa pelo mercado internacional.

Além do Brasil, a empresa atua na produção de etanol no Paraguai e Argentina. Segundo o CEO da Raízen Argentina, Teófilo Lacroze, a empresa espera realizar investimentos estratégicos para desenvolver novos produtos na América Latina.

"Quando a gente pensa em SAF, biobunker, diesel verde, são todos produtos em que estamos construindo os primeiros passos para chegarmos lá em alguns anos", pontuou Lacroze.

Etanol de segunda geração e biogás são as apostas

A estratégia de crescimento da Raízen no setor de biocombustíveis, nos próximos anos, está focada na produção de etanol celulósico, ou etanol de segunda geração (E2G), e biogás.

Até 2031, a Raízen pretende colocar em operação 39 módulos de produção de biogás em suas usinas de etanol, e mais 20 plantas de etanol celulósico.

Por enquanto, estão em construção três novas plantas de etanol de segunda geração e uma planta de biometano, que atenderá a Yara e a Volkswagen.

A ideia é que a partir do E2G sejam produzidos o biobunker e o SAF. Já para o biogás produzido a partir dos resíduos da cana, a companhia enxerga na injeção do gás renovável nos gasodutos das distribuidoras de gás canalizado o seu melhor uso.

"O pior uso do biogás, em termos de preço, é eletricidade. O uso mais nobre é substituir o diesel na nossa própria frota. O segundo melhor uso é injetar na rede", avaliou o CEO da Raízen, Ricardo Mussa. "Temos oito a dez unidades nossas próximas às redes da Comgás e Gasbrasiliano para fazer conexão. Vamos ter uma boa parte do gás vendido, injetado na rede", completou.
Fonte: Agência epbr
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024