União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

RenovaBio: ANP disponibiliza nova versão da RenovaCalc
Publicado em 31/05/2022 às 16h53
Foto Notícia
Desde 17/5 está disponível a versão 8 da RenovaCalc -- Rota Biodiesel para certificação de biocombustíveis. O sistema está disponível, na Central de Sistemas da ANP. Importante ressaltar que, a partir de seu lançamento, apenas a RenovaCalc versão 8 passará a ser aceita no Sistema Renovacalc para fins de aprovação de certificações da rota de biodiesel.

A RenovaCalc funciona como uma calculadora do desempenho ambiental da unidade produtora de biocombustíveis no âmbito do programa RenovaBio. Ela atribui uma Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) ao produtor de biocombustível a partir das informações do seu processo produtivo e dados de cultivo da biomassa utilizada para produção do biocombustível. A nota compõe o fator para a emissão dos Créditos de Descarbonização (CBIOS), que poderão ser negociados posteriormente pelo produtor de biocombustível.

A nova versão traz as seguintes alterações:

- Inclusão de campos para inserção de dados de consumo de diesel com diferentes proporções de biodiesel na fase agrícola do cultivo da biomassa, na fase industrial de extração de óleo de soja e na fase industrial de produção de biodiesel;

- Inclusão de campos para inserção da fração elegível das matérias-primas não residuais: óleo de soja próprio, óleo de soja de terceiros, óleo de palma, óleo de algodão e outros óleos vegetais processados na usina de biodiesel, dados que serão combinados aos perfis de produção destes óleos para a composição da Nota de Eficiência Energético-Ambiental da produção de biodiesel elegível.

Além disso, na versão anterior da RenovaCalc, a Nota de Eficiência Energético-Ambiental para a rota do biodiesel era calculada considerando a quantidade total de matéria-prima processada, desde que houvesse alguma fração elegível dessa matéria-prima. Atualmente, consideram-se apenas as frações elegíveis, ampliando a precisão do cálculo da nota.
Fonte: ANP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas