União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Geleiras no norte da Groenlândia estão derretendo em velocidade recorde
As muitas pequenas geleiras da Groenlândia estão derretendo em grande velocidade, e o derretimento está aumentando, especialmente nas regiões do Ártico, onde o aumento da temperatura é pior.
Publicado em 24/06/2022 às 16h19
No Ártico, as temperaturas estão subindo mais do que no resto do mundo, e isso está fazendo com que as geleiras mais ao norte da Groenlândia derretam em velocidade recorde. Isso é mostrado em um novo estudo de pesquisadores liderados pela DTU Space em colaboração com o Geological Survey of Denmark and Greenland (GEUS), NASA Goddard Space Flight Center, Utrecht University, University of Bristol, Technical University Munich e University of Copenhagen.

O estudo se concentra em geleiras menores sem conexão com o manto de gelo da Groenlândia. Essas geleiras periféricas representam apenas cerca de 4% das áreas cobertas de gelo da Groenlândia, correspondendo aproximadamente à mesma área que a Irlanda (72.000 km 2 ), mas contribuem com até 11% da perda total de gelo das áreas cobertas de gelo da Groenlândia. . Assim, eles são um dos principais contribuintes para o aumento global do nível do mar.

"A perda de gelo dessas pequenas geleiras ocorre porque elas são mais sensíveis às mudanças contínuas de temperatura e, portanto, derretem mais rápido do que vemos em muitos outros lugares do Ártico", disse o professor Shfaqat Abbas Khan, da DTU Space, principal autor do artigo publicado. em Cartas de Pesquisa Geofísica .

Geleiras do norte instáveis

O novo estudo mostra que o derretimento das geleiras periféricas aumentou dramaticamente nas últimas duas décadas. Em média, 42,3 gigatoneladas (bilhões de toneladas) de gelo derreteram por ano de outubro de 2018 a dezembro de 2021. Em comparação, ´apenas´ 27,2 gigatoneladas derreteram anualmente no período de fevereiro de 2003 a outubro de 2009.

"Podemos ver que há um aumento acentuado no derretimento das geleiras no norte da Groenlândia. Isso mostra que as massas de gelo na Groenlândia são muito instáveis e contribuem consideravelmente para o aumento global do nível do mar", disse o professor Khan.

"É perturbador, mas esperado, que a camada de gelo mais ao norte do planeta seja duramente atingida pelos aumentos contínuos de temperatura, porque é evidente que a temperatura aqui também aumentou mais nos últimos 20 anos".

As mudanças foram registradas usando altimetria (medições de altitude) com os satélites americanos ICESat e ICESat-2.

Variações de fusão

Embora as geleiras isoladas não façam parte do manto de gelo da Groenlândia, é importante incluí-las no orçamento total de derretimento do Ártico para calcular exatamente quanto a região contribui para a elevação do nível do mar.

Assim, é importante acompanhar todas as fontes, especialmente porque existem grandes variações nos padrões de fusão em diferentes partes da Groenlândia, disse o pesquisador sênior e coautor William Colgan, do National Geological Survey of Denmark and Greenland (GEUS).

"Foi uma surpresa ver o quanto o derretimento das geleiras no extremo norte da Groenlândia acelerou nos últimos anos e este é mais um indicador de mudanças dramáticas que estão ocorrendo no Ártico", disse o coautor Jonathan Bamber, Professor de Glaciologia na Universidade de Bristol Cabot Institute for the Environment.
Fonte: Ecodebate
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024