União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Etanol segue competitivo em quatro Estados, mesmo após corte linear de ICMS
Publicado em 05/07/2022 às 09h23
O etanol hidratado (que abastece diretamente os tanques) seguiu competitivo em relação à gasolina nos postos de quatro grandes centros consumidores na última semana, apesar da redução linear de impostos que boa parte dos Estados já começou a implementar. Os preços do etanol ficaram abaixo de 70% do valor da gasolina em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizado na semana até dia 2.

Com uma correlação abaixo de 70%, o biocombustível fica economicamente mais vantajoso para boa parte da frota flex brasileira. O etanol vem se mantendo vantajoso nesses Estados há pelo menos um mês.

Na última semana, os preços do etanol caíram em 21 Estados e no Distrito Federal e subiram em cinco unidades federativas. Já a gasolina recuou nos postos das 27 unidades federativas.

Em São Paulo, que responde por metade do consumo nacional de combustíveis e que reduziu o ICMS dos combustíveis há duas semanas, os preços do etanol aos motoristas recuaram 2,98%, a R$ 4,392 o litro. Nesse valor, o biocombustível ficou em 66% do valor da gasolina, oferecendo grande vantagem para os motoristas.

Em Minas Gerais, que também reduziu o ICMS na última semana, o etanol caiu 2,16% nas bombas e ficou em 66% do valor da gasolina. Em Goiás, outro Estado que reduziu o imposto, o etanol caiu 4,35% e ficou em 65% do valor do combustível fóssil.

O etanol caiu também em Mato Grosso, que ainda não anunciou redução de imposto. A queda na semana foi de 6,25%, para R$ 4,212 o litro --- valor que corresponde a 61% do preço da gasolina, a correlação mais vantajosa para o etanol em todo o país. O Estado é beneficiado pelo excedente de oferta de etanol feito a partir do milho.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas