União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Energia limpa: bateria de areia armazenará calor para o inverno na Finlândia
Publicado em 11/07/2022 às 16h21
Foto Notícia
Você já imaginou uma bateria feita de areia? Bem, essa é a nova aposta para armazenamento de energia para épocas de frio, quando a eletricidade produzida por geradores eólicos e painéis solares se torna mais escassa e cara.

À medida que as preocupações com as mudanças climáticas chamam a atenção para as tecnologias de energia verde, outros problemas surgem, exigindo soluções práticas e inteligentes. Um desses problemas é a manutenção do fornecimento durante todo o ano, evitando flutuações sazonais inerentes a cada método.

Uma solução para o problema é armazenar energia enquanto a produção é mais alta, em épocas de calor e céu limpo, por exemplo. Normalmente, pensamos em baterias de lítio, mas elas também são caras, além de não serem exatamente uma opção "verde" - a extração de lítio também causa impactos ambientais preocupantes.

Então, pesquisadores buscaram outras opções e desenvolveram uma "bateria" que usa apenas areia, que tem propriedades interessantes de conservação de calor. O dispositivo é aquecido com calor produzido por geradores de energia solar ou eólica e armazena esse calor durante meses.

A solução já é estudada nos Estados Unidos, mas o primeiro país a implementá-lo para uso prático, voltado à população, é a Finlândia. A primeira bateria de areia foi instalada na usina de Vatajankoski, que opera o sistema de aquecimento urbano da área.

De acordo com os engenheiros, a energia limpa aquece a areia a até 500C por um processo semelhante ao que faz um fogão elétrico funcionar. Isso gera ar quente que circula na areia por meio de um permutador de calor. Quando a produção de energia nos geradores diminuir, esse calor ainda estará armazenado e pronto para alimentar o sistema de aquecimento urbano.

O desafio agora é testar o método em escalas maiores, até mesmo industriais, para descobrimos se as baterias de areia podem fazer diferença no combate à crise climática. Um passo importante será encontrar maneiras de converter o calor de volta em eletricidade - embora isso certamente resultará em perda de energia, como ocorre em toda conversão.

Por outro lado, as indústrias já produzem bastante calor nas fábricas e maquinários do ramo de alimentos, bebidas, têxteis ou produtos farmacêuticos --- principalmente através da queima de combustíveis fósseis. Esse calor desperdiçado poderia ser armazenado para uso no futuro.
Fonte: Polar Night Energy; via: BBC
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas