União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Como a seleção natural age nas empresas - por Renato Fazzolari
Você conhece o dinamismo do mercado, e o que na maioria das vezes leva as empresas ao sucesso ou fracasso?
Publicado em 18/07/2022 às 08h55
Foto Notícia
Uma história recente vai nos auxiliar a entender sobre o tema sugerido. Nos anos 80 do século passado, o país vivia uma inflação absurda, chegou ao patamar de 80% ao mês, a moeda tinha que ter um indexador para balizar o valor que representava, e o povo precisou de muita criatividade para sobreviver a essa época. Como um simples exemplo de como se vivia nesse período, assim que as pessoas recebiam o salário, iam direto para o supermercado e faziam a compra do mês. Como ainda não havia código de barras, as pessoas corriam na frente do funcionário do supermercado que remarcava diariamente os preços e pegavam os produtos sem olhar marca, qualidade, ou preço. Era uma loucura!

Pois bem, esse é um exemplo de história recente, e de como as empresas tinham que lidar com essa realidade para sobreviver e ter lucro.

Para ficar mais claro, vamos nos prender ao supermercado. O que os grandes grupos faziam? Eles compravam a mercadoria a prazo e vendiam a vista no varejo com um preço mais barato do que compravam.

Aí você me pergunta, como compravam mais caro e vendiam mais barato e ainda tinham lucro? Como isso era possível? Simples, aonde se ganhava dinheiro era no mercado financeiro, o macete estava em comprar a prazo, vender a vista e aplicar o dinheiro no mercado financeiro.

Com esse cenário, agora estamos prontos para entender a dinâmica da seleção natural das empresas, onde umas prosperaram e outras quebraram.

Se a empresa ganhava dinheiro com aplicações financeiras, qual a área e consequentemente o profissional nessa época que fazia a empresa ganhar ou perder dinheiro? Se pensou que era a área financeira e consequentemente o profissional da área financeira, acertou. Parabéns! Esse era "o Cara" e a ele todo o poder.

Com o plano real a inflação estabilizou, agora os preços não eram tão dinâmicos, e as pessoas podiam, comparar os produtos, quantidade, qualidade, marca e preço. Com essa mudança de cenário, agora a competitividade deixou de ser o financeiro e passou a ser a produção. Quem produzia em melhores condições, ganhava mais. Com essa mudança, qual o setor e o profissional que passou a ser mais valorizado? Se pensou que era o da produção e da qualidade, mais uma vez acertou. Parabéns!

Nesse novo cenário, para se ter um bom produto e produzi-lo a um preço menor, pois aí estava a competitividade e o lucro, era necessário comprar melhor (qualidade, prazo e preço). Quais os profissionais que mais se valorizaram no mercado para atender essas condições? Como sei que você acertou novamente, só vou confirmar, os profissionais de suprimentos e de custos.

Agora o produto era mais competitivo, tinha quantidade de produção, qualidade e uma adequada margem de lucro. O que precisava ser feito? Vender! E para vender, quais os profissionais que passaram a ser mais valorizados no mercado? Essa foi muito fácil, você só tinha que acertar! Foram os do Comercial e de Marketing.

Ufa! Como a coisa é dinâmica: Dinâmica, real, e pela Lei da Seleção Natural, só os mais competentes sobreviveram!

Este é um alerta que estamos dando, tendo em vista a importância de identificar, o momento que a empresa se encontra. É hora de se perguntar: se a estrutura organizacional e profissional está continuamente sendo atualizada e condizente com as exigências e realidade do mercado? As ações da empresa são competentes e corajosas o suficiente para enfrentar a dinâmica do mercado?

Diante do exposto, será que o melhor é ficar estático e no amanhã se fazer de vítima e se lastimar com os acontecimentos e jogar a culpa em terceiros? Ou então, tomar a dianteira, identificar o atual e o próximo lance da história e tirar proveito da situação? Pense nisso!

Até a próxima e muita paz!


Renato Fazzolari
Diretor Geral - AGRHO Recursos Humanos, Psicólogo Organizacional, Terapeuta Transpessoal, Professor Universitário (PUC) e Palestrante
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024