União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Biodiesel

China abre mercado para farelo de soja e outros produtos do Brasil
Publicado em 28/07/2022 às 14h50
Foto Notícia
O Brasil poderá, enfim, exportar farelo de soja para a China. A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura oficializou, neste mês, a abertura de mercado.

A cadeia do grão brasileira demandava essa possibilidade há tempos e agora pode agregar mais valor à oleaginosa enviada para o país asiático, maior comprador da commodity no mundo.

Até então, a China importava o grão in natura e não permitia a entrada do subproduto.

Questão sanitária

O aval foi obtido durante uma reunião bilateral de subcomissão da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) -- principal mecanismo de cooperação entre os dois países.

"O entendimento dos protocolos foi acertado na reunião da subcomissão neste mês. Após análise de risco do produto, o lado chinês concluiu que havia possibilidade de exportar farelo de soja brasileiro para lá. Não havia mais questão sanitária impedindo", conta o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Jean Marcel Fernandes.

Abertura a novos produtos

Além do farelo de soja, a China também autorizou a importação de amendoim sem casca, polpa cítrica, proteína concentrada de soja e soro fetal bonivo do Brasil. De acordo com Fernandes, trata-se do maior processo de abertura do país com a China dos últimos dez anos.

Para o milho, ainda não consta no ministério a possibilidade de exportação. No entanto, de acordo com o secretário, o protocolo sanitário entre as duas nações já foi assinado.

Faltam alguns ajustes para implementação do protocolo, como o ano-safra do cereal que poderá ser exportado, o que está sendo discutido por ambos.

"Neste momento o Brasil ainda não pode exportar milho para a China porque falta certificar a safra no campo e habilitar estabelecimentos. Do ponto de vista sanitário não há mais o que se discutir, mas para exportar efetivamente ainda existem outros passos a serem oficializados", explica.
Fonte: Estadão
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas