União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Governo espera retomada em breve de linhas do Plano Safra suspensas pelo BNDES
Publicado em 01/08/2022 às 15h00
Foto Notícia
O ministro da Agricultura, Marcos Montes, disse nesta segunda-feira que espera que seja retomada em breve a possibilidade de contratação de crédito por meio de algumas linhas do Plano Safra, que foram suspensas na última semana pelo BNDES.

"O BNDES nos explicou, foi uma demanda muito forte que houve e os valores de recursos equalizáveis precisariam se acertar. Acho que é uma questão de tempo (a retomada)", afirmou a jornalistas durante evento em São Paulo.

Segundo o Ministério da Agricultura, houve uma suspensão temporária dos pedidos de financiamento de operações de crédito rural de investimento para o ano agrícola 2022/2023.

O comunicado foi feito às instituições financeiras que operam com os recursos do BNDES.

A Secretaria de Política Agrícola do ministério lembrou que esse tipo de interrupção ocorreu na safra passada, o que revela uma demanda aquecida.

Montes disse que a diferença em relação à última temporada é que os "spreads" foram mudando ao longo do ano, ou seja, o Plano Safra foi desenhado em momento de um patamar de taxa básica de juros (Selic) e esta taxa foi aumentando.

Os recursos suspensos totalizam 1,5 bilhão de reais do total dos 19,8 bilhões disponibilizados para o BNDES, ou seja, "não há esgotamento dos recursos", informou o ministério.

Algumas das linhas suspensas foram: para crédito agropecuário empresarial de investimento; adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária; construção e ampliação de armazéns, entre outras.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
Mais Lidas