União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Bayer inicia operação de barter em energia para conceder às usinas alternativa de crédito
Publicado em 04/08/2022 às 15h22
Foto Notícia
Uma operação ainda pouco difundida no Brasil e que pode colaborar com o agronegócio em períodos de juros altos e restrição de crédito foi lançada pela Bayer para o setor canavieiro: o barter em energia. A modalidade, mais conhecida em culturas como soja, milho e café, permite a compra de insumos por meio de permuta, possibilitando ao agricultor maior previsibilidade dos custos diante de um cenário macroeconômico instável.

A primeira operação de barter em energia realizada pela Bayer foi iniciada em novembro de 2021 com a Umoe Bioenergy. Para o coordenador de barter da Bayer, Vinicius Leira, além da operação fomentar o aumento da participação na matriz energética de renováveis ---que atualmente é de 44,7% de acordo com o Balanço Energético Nacional, sendo 16,4% biomassa de cana-de-açúcar--- a modalidade também é uma alternativa para mitigar riscos, garantindo para as usinas os insumos necessários de acordo com a sua demanda.

"É uma operação muito segura, já que os contratos de comercialização de energia são de longo prazo, cerca de 10, 20 anos. Desta forma, conseguimos mitigar riscos para a companhia, permitindo aumentar nossa participação como alternativa de crédito em parceria com as usinas de cana-de-açúcar", reforça Leira.

Para a Umoe, a parceria trará acesso e maior previsibilidade o setor sucroenergético, beneficiando os agricultores, usinas e o meio ambiente. "Estamos entusiasmados em desenvolver uma boa ferramenta para trabalhar com a Bayer e acreditamos no potencial da formação de parcerias para promover benefícios em performance e sustentabilidade para o mercado de cana," diz Gustavo Dias, CEO da Umoe Bioenergy.

Para que a operação aconteça, a Bayer negocia o pedido com a Usina, avaliando a quantidade de produtos e oportunidade potencial que envolve energia em megawatt-hora (MWh). Na sequência, a Usina apresenta o contrato de compra e venda de energia registrado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e, em seguida, a Bayer, a Usina e Comprador fecham a triangulação. Assim que os contratos são feitos, a Bayer entrega os produtos para a Usina, que disponibiliza a energia na rede e avisa o comprador. Por fim, o pagamento é realizado para a Bayer.

Para o líder de negócios de cana-de-açúcar da Bayer, Tiago De Biase, a operação protagonizada pela empresa beneficia todos os envolvidos e destaca o potencial da indústria sucroenergética. "O setor tem uma expressão relevante no Brasil e o nosso objetivo é reforçar ainda mais esse papel. Estamos aproveitando de algo que é produzido no setor para fazer negócio e contribuir positivamente para a mudança da matriz energética brasileira, tornando-a mais sustentável".
Fonte: Bayer
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024