União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Mais dois navios de grãos saem da Ucrânia com abertura do terceiro porto
Publicado em 08/08/2022 às 08h59
Foto Notícia
Mais dois navios, transportando milho e soja, partiram dos portos ucranianos do Mar Negro nesta segunda-feira, disseram Turquia e Ucrânia, elevando o total de embarcações para dez desde que a primeira partiu na semana passada sob um acordo com a Rússia para desbloquear as exportações de grãos ucranianos.

As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o acordo no mês passado, após alertas de que a interrupção nos embarques de grãos causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia poderia levar a uma grave escassez de alimentos e até mesmo a surtos de fome em partes do mundo.

O Sacura, que partiu de Pivdennyi, está transportando 11.000 toneladas de soja para a Itália, disse o Ministério da Defesa da Turquia nesta segunda-feira, enquanto o Arizona, que deixou Chornomorsk, está transportando 48.458 toneladas de milho para Iskenderun, no sul da Turquia.

Já o Polarnet, que partiu na sexta-feira, chegou ao seu destino final em Derince, no noroeste da Turquia, na manhã de segunda-feira para ser descarregado, marcando a conclusão do primeiro embarque desde que as exportações foram relançadas.

Até agora, cerca de 243.000 toneladas de milho foram exportadas da Ucrânia em sete navios desde a primeira partida em 1º de agosto, de acordo com uma contagem da Reuters a partir de dados do Ministério da Defesa da Turquia.

Os outros navios transportavam 11.000 toneladas de soja, 6.000 toneladas de óleo de girassol e 45.000 toneladas de farelo de girassol.

O ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, confirmou que dois navios deixaram os portos do país na segunda-feira, acrescentando que Pivdennyi, o terceiro porto ucraniano incluído no acordo, está finalmente funcionando como parte da iniciativa.

Kubrakov havia dito anteriormente que a abertura da Pivdennyi elevaria a capacidade total de exportação da Ucrânia para três milhões de toneladas por mês.

Em tempos de paz, a Ucrânia exportava até seis milhões de toneladas de grãos por mês de seus portos na costa do Mar Negro e do Mar de Azov.

A retomada das exportações de grãos está sendo supervisionada por um Centro de Coordenação Conjunta (JCC) em Istambul, onde estão trabalhando funcionários russos, ucranianos, turcos e da ONU.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024