União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Produção de açúcar deve aumentar 6.7% no ano, aponta S&P Global Commodity Insights
Publicado em 09/08/2022 às 15h20
Foto Notícia
Pesquisa de analistas da Platts (temporada 2022-23):

* Moagem de cana: 48,58 milhões de toneladas métricas (mt)
* Açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar (ATR): 147,3 quilogramas por tonelada métrica (kg/mt)
* Produção de açúcar: 3,25 milhões de toneladas métricas (mt)
* Produção total de etanol: 2.379,0 milhões de litros (ltrs)
* Mix de açúcar: 47,6%
* Mistura de etanol: 52,4%
* Dias perdidos para chuva: 0,4 dias

São Paulo (09 de agosto de 2022) -- A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve totalizar 3,25 milhões de toneladas na segunda quinzena de julho, refletindo um aumento de 6,7% no ano, segundo pesquisa da S&P Global Commodity Insights divulgada hoje, 09 de agosto. Para onze analistas consultados, a estimativa de moagem de cana variou de 48,0 milhões de toneladas a 49,5 milhões de toneladas para a segunda quinzena de julho. A estimativa média era de uma moagem total de cana de 48,6 milhões de toneladas, um aumento de 3,6% no ano. O clima no Centro-Sul foi favorável para a moagem durante a segunda quinzena de julho, com menos de um dia esperado para chuva e cerca de 255-260 usinas ativas em 1º de agosto.

"O consenso do mercado é de que a moagem deva exceder a mesma em comparação com a quinzena do ano passado e que a mistura de açúcar deva continuar aumentando em relação às quinzenas anteriores", de acordo com a Platts Analytics. "Além disso, a gama de estimativas dos analistas para a segunda quinzena de julho está em uma faixa bastante fechada".

A proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deverá ser de 47,6%, acima do percentual do ano anterior, que foi de 46,2%. Os produtores brasileiros aproveitaram a recente alta do preço do etanol durante os estágios iniciais da safra, mas agora as expectativas de longo prazo são de que as usinas maximizem sua produção de açúcar durante a segunda metade da safra.

A Platts avaliou que o etanol hidratado ex-mill Ribeirão Preto convertido em equivalente de açúcar bruto ex-CBIOs estava em 16,66 centavos/lb em 8 de agosto, de acordo com dados da S&P Global. O contrato futuro de açúcar de outubro NY11 fechou em 8 de agosto a 17,96 cents/lb, um prêmio de 1,30 cent/lb sobre o preço do etanol hidratado expresso em equivalente de açúcar bruto ex-CBIOs.

O prêmio do açúcar para a produção de etanol se aproximaria de 0,50 centavos/lb se os créditos de descarbonização fossem adicionados ao cálculo do prêmio. O CBIO, equivalente a 1 mt de CO2 não lançado na atmosfera, é um instrumento emitido por produtores e importadores de biocombustíveis para garantir que o Brasil atinja suas metas de descarbonização.

O açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar, ou ATR, deverá ser de 14731 kg/mt, uma redução de 0,1% no ano. A produção total de etanol da cana-de-açúcar deve chegar a 2,38 bilhão de litros na segunda quinzena de julho, aumento de 1,3% no ano. A expectativa de produção de etanol hidratado era de 1,45 bilhão de litros, segundo a média das respostas dos analistas à pesquisa. Isso representaria um aumento de 5,8% no ano. A produção de etanol anidro na segunda quinzena de julho era de 931 milhões de litros, 4,9% inferior ano anterior, segundo o levantamento.

A associação da indústria UNICA deve divulgar seus números oficiais de produção no início da próxima semana.
Fonte: Ascom
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas