União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

TIM reforça atuação no agronegócio em Minas Gerais e anuncia parceria com Usina Santa Vitória
Publicado em 15/08/2022 às 08h22
Foto Notícia
Dentro de um projeto de expansão de conectividade para o agronegócio brasileiro, a TIM anuncia seu primeiro projeto "4G TIM no Campo" para o estado de Minas Gerais, com parceria da usina Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA). Situada no Pontal do Triângulo Mineiro, entre a cidade de Santa Vitória e o distrito de Perdilândia, a empresa é referência no setor sucroalcooleiro no país, com capacidade de produção de 240 milhões de litros de etanol hidratado por safra. A parceria com a TIM prevê levar a cobertura 4G às 160 propriedades do complexo e às comunidades vizinhas, atendendo mais de 37 mil hectares de produção de cana de açúcar, beneficiando a comunidade local de aproximadamente 20 mil habitantes e cerca de 1.500 colaboradores diretos.

Inaugurada em 2015, em apenas sete anos de operação a usina Santa Vitória Açúcar e Álcool se tornou uma das maiores empregadoras da região. Concebida para a produção de etanol, a empresa passou por uma reorganização estratégica em 2021, ampliando significantemente sua capacidade de armazenamento de etanol hidratado e implementando um conjunto de pacotes tecnológicos que envolveram a implantação de novos sistemas ERP, mobilidade e conectividade para pessoas e para frotas. Sua transformação tecnológica teve como ponto de partida a necessidade de digitalizar e integrar os dados do campo com a usina em tempo real, resultando na melhora da qualidade de gestão, transformando a usina em um grande complexo sucroenergético moderno.

Por isso, a implementação do projeto "4G TIM no Campo" foi fundamental para o processo de Transformação Digital. "Conseguimos eliminar apontamentos manuais, acompanhar 100% de nossa frota operacional de CTT online, aumentar a eficiência operacional e agilidade na tomada de decisão. A conectividade foi essencial para melhorar consideravelmente a gestão da operação, reduzindo o tempo de identificação e ajustes de falhas operacionais. Queremos, cada vez mais, nos tornar o complexo alcoolquímico mais moderno do Brasil, e contamos com a TIM para atingir essa meta", explica o diretor da SVAA, Vinicius Zabisky.

Para Paulo Humberto Cerchi Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, expandir a conectividade no agronegócio é essencial para ampliar não só os benefícios à empresa como também às comunidades do entorno: "Temos um projeto que prioriza a modernização do agronegócio brasileiro e a inclusão digital da população rural. A solução 4G TIM no Campo existe há mais de 4 anos e, desde então, conectamos mais de sete milhões de hectares com 4G e mais de quinze milhões de hectares com a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT). Estamos felizes em contar com a usina Santa Vitória para escrever mais esse capítulo em nossa história de conectividade no campo".

Presente em mais de 4.400 cidades com tecnologia 4G em 700MHz, a TIM é líder em cobertura 4G no Brasil e tem o compromisso público de levar esse serviço a todos os 5.570 municípios brasileiros até 2023. Os projetos relacionados à conectividade no campo contam também com a tecnologia NB-IoT, funcionalidade que permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de Internet das Coisas. Pioneira na oferta da solução aos clientes corporativos, a TIM é líder na cobertura NB-IoT, com mais de 4.100 cidades.

Sobre a Santa Vitória Açúcar Álcool

Localizada na cidade do Pontal do Triângulo Mineiro que leva o mesmo nome da empresa, a Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) é considerada uma das mais modernas e automatizadas indústrias do setor sucroenergético do país. Com cerca de 37 mil hectares de plantação e um Parque Industrial que ocupa aproximadamente 210 hectares, a SVAA tem capacidade de processamento de 2,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produção de até 240 milhões de litros de etanol por safra. O etanol produzido é do tipo hidratado, utilizado como combustível.

Atualmente, com um quadro de mais de 1.500 colaboradores diretos, a empresa, que é uma das maiores empregadoras da região, tem transformado a vida de muita gente por meio de oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional.

Sobre a TIM

"Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade" é o propósito da TIM, operadora com atuação nacional e líder em cobertura 4G. Reconhecida por estar à frente de movimentos importantes do mercado -- em linha com a sua assinatura, "Imagine as possibilidades" --, a empresa é pioneira em testes do 5G no país e teve atuação protagonista no leilão da nova tecnologia, que revolucionará diversos segmentos da economia brasileira.

Por atuar comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo "Pró-ética" da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno.

A TIM valoriza uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva e trabalha também para combater o preconceito e conscientizar toda a sociedade. Essa atuação já recebeu reconhecimentos importantes: a operadora está no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 11 mil companhias. Para mais informações, acesse o site.
Fonte: Santa Vitória Açúcar e Álcool
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas