União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Petróleo fecha em queda com receio por recessão pesando sobre contratos
Publicado em 30/09/2022 às 08h48
Foto Notícia
Os preços do petróleo terminaram a sessão desta quinta-feira em queda, revertendo o movimento de ganhos de ontem e da manhã de hoje. O que tem pesado nas negociações é o temor de que a economia global desacelere e até chegue em um cenário de recessão. O mau humor apagou até mesmo os ganhos que vieram com a divulgação de relatos de que membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estariam discutindo um corte na produção de petróleo na próxima reunião, marcada para semana que vem. O dólar mais fraco no exterior não foi suficiente para ajudar a commodity hoje.

No fim das negociações, os preços dos contratos para dezembro do Brent, a referência global, fecharam em queda de 1%, a US$ 87,18 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para novembro do WTI, a referência americana, recuaram 1,12%, a US$ 81,23 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). Já o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava perto das 15h50 em queda de 0,31%, a 112,261 pontos.

"A dinâmica geral do petróleo permanece praticamente inalterada", disse Robbie Fraser, gerente global de pesquisa e análise da Schneider Electric, à "Dow Jones Newswires". "Os temores de recessão continuam a pesar nas perspectivas de demanda no futuro, que foram reforçadas pela aceleração dos aumentos agressivos das taxas [de juros] pelo Federal Reserve dos EUA e outros bancos centrais".

Na sessão de hoje, a revisão da classificação das ações da Apple pelo Bank of America também ajudaram a azedar o humor do investidor diante da perspectiva econômica. Segundo avaliação do Bank of America, a Apple pode ver suas estimativas de lucros revisadas para baixo no próximo ano, à medida que a demanda do consumidor global diminui. Há risco elevado para a demanda do consumidor na Europa, o que pode pressionar, ainda de acordo com analistas do banco americano.

O medo pela recessão ofuscou até mesmo as Informações divulgadas pela Reuters que apontaram que membros da Opep estariam iniciando discussões sobre o corte da produção de petróleo, uma vez que a economia global apresenta sinais de que pode entrar em recessão.

O banco suíço UBS sugeriu há alguns dias que apenas um corte de produção pela Opep poderia quebrar o impulso negativo do petróleo. Como lembrou a corretora de petróleo PVM, em nota, logo depois de tal afirmação do UBS surgiram relatos de que a Rússia provavelmente proporá à Opep reduzir a produção de petróleo em cerca de 1 milhão de barris por dia em sua próxima reunião em outubro.

"Uma redução tão grande é improvável, embora um corte de cerca de 500 mil barris por dia possa estar nos planos, já que o cartel busca reviver a pressão de alta sobre os preços do petróleo. A inação do grupo de produtores na próxima semana é impensável, pois abriria as comportas para mais vendas", disse o UBS.
Fonte: Valor Econômico
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
Mais Lidas