União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Câmara instala comissão especial para analisar PEC dos Biocombustíveis
Proposta busca garantir a competitividade do uso de biocombustíveis frente aos combustíveis fósseis
Publicado em 22/06/2022 às 08h27
Foto Notícia
A Câmara dos Deputados instalou, nesta terça-feira (21), a Comissão Especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição 15/22, que assegura a competitividade dos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis.

O Deputado Danilo Forte (União-CE) será o relator; deputada Celina Leão (PP-DF) presidirá o colegiado, juntamente com o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos/PE).

Na próxima reunião, que ainda será marcada, o plano de trabalho será apresentado e deve haver votação de requerimentos para audiências públicas.

O relator tem até 10 sessões da comissão para apresentar o parecer da proposta, antes de receber as emendas dos membros do colegiado.

Sobre a PEC dos Biocombustíveis

A proposta busca garantir a competitividade do uso de biocombustíveis -- como o etanol -- frente aos combustíveis fósseis -- como a gasolina e o diesel -, a partir da diferenciação da carga tributária dos produtos.

O texto prevê ainda a manutenção de uma alíquota menor para tributos como PIS/Pasep, Cofins e ICMS que incidem sobre o etanol, por exemplo, na comparação com a tributação sobre combustíveis fósseis.

De acordo com a proposta, por 20 anos, a diferença de tributação deverá ser mantida ainda que haja mudanças em relação às alíquotas dos combustíveis fósseis.

Também de acordo com o texto, a proporcionalidade deverá ser mantida mesmo diante de decisões judiciais ou proposições legislativas e estaduais que alterem as alíquotas dos combustíveis fósseis.

Enquanto não entrar em vigor a lei complementar sobre o assunto, o diferencial competitivo dos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis será garantido pela manutenção, em termos percentuais, da diferença entre as alíquotas aplicáveis a cada combustível fóssil e aos biocombustíveis que lhe sejam substitutos, em patamar igual ou superior ao vigente em 15 de maio de 2022.
Fonte: CNN Brasil
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas