União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Você é assertivo? - Por: Renato Fazzolari
E o que isso tem a ver com a sua vida pessoal e profissional?
Publicado em 13/11/2023 às 08h22
Foto Notícia
Periodicamente surgem palavras que entram em moda, e fazem sucesso, e, no entanto, nem sempre as pessoas sabem exatamente o significado, falam porque ouviram falar e acharam bonito.

A língua portuguesa, apesar de ter uma ortografia e gramática muito difícil, tem como compensação uma riqueza incrível de palavras. E o que são as palavras? São o meio mais simples de expressar uma ideia, uma imagem, um conceito, um sentimento, coisas concretas e abstratas. Você já imaginou se para nos comunicar tivéssemos que mostrar o que queríamos comunicar, por exemplo: um lápis, se pegaria um lápis e o mostraria, não seria simples? Agora, faça o mesmo com uma montanha.

Dentro desse cenário, vamos aproveitar para comentar sobre uma palavra que está na moda, que expressa um conceito interessante, mas que nem todos sabem exatamente o significado. Estamos nos referindo a palavra "Assertividade", que se escreve com "ss" e não com "c".

Para aclarar a comunicação, fomos ao Google, e obtivemos o que segue: "Assertividade" deriva de "asserto" que significa uma proposição decisiva. Ou seja, uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante, que não tem dificuldades em expressar a sua opinião. E tem mais, assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, que não fica "em cima do muro". Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.

O que se constata com muita frequência, são pessoas que reclamam a vida inteira que não são reconhecidas profissionalmente, que não têm sorte, que foram preteridas para uma promoção por outra menos competente, e uma série de outros "choramingos".

Essas pessoas em parte, realmente tem razão, podem ser competentes, porém o que lhes falta é serem "assertivas". Vale ressaltar uma constatação significativa, a de que as empresas, através de seus empresários e executivos, vivem buscando pessoas que, além de competência, também e principalmente sejam profissionais de personalidade firme, proativas, que lhes passem confiança, que saibam expor suas ideias sem receios, enfim, o que eles mais procuram são profissionais "assertivos".

E assertividade não serve só para a vida profissional, é uma postura muito apreciada no lar, na sociedade, nos relacionamentos em geral; mas cuidado, da mesma maneira que competência sem assertividade, não leva ao sucesso, o contrário também é verdade, assertividade sem competência poderá lhe trazer muitos problemas.

Se quiser ter sucesso na vida, procure ser assertivo, mas não se esqueça de se preparar para também ser competente.

Lembre-se "Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário." (Albert Einstein).

Até a próxima e muita paz!
Renato Fazzolari
Fundador e diretor-geral da AGRHO Recursos Humanos, psicólogo organizacional, terapeuta transpessoal, professor universitário (PUC)
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.