União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Melchíades Terciotti fala sobre superação de desafios e diferenciais da Enersugar no Terraviva
Publicado em 14/12/2023 às 09h26
Foto Notícia
O processo de criação e gestão da Usina Enersugar foi destaque na primeira edição do Jornal Terraviva, exibido em rede nacional na manhã de 6 de dezembro. O diretor-geral Melchíades Terciotti foi entrevistado ao vivo pelo jornalista Fábio Salema para apresentar o projeto de resgate da indústria e do aumento da capacidade de produção com abertura de novas oportunidades para o agronegócio no Vale Paranapanema, além de ressaltar o modelo de negócio diferenciado e a tendência de crescimento do mercado de energias renováveis. 

Melchíades, respondendo à questão inicial levantada pelo apresentador sobre a criação da empresa, lembrou do processo de reativação da planta industrial que ficou abandonada por 7 anos e do trabalho dos irmãos Dorival e Dirceu Finotti e do sócio Sylvio Ribeiro, que de fornecedores de cana assumiram o desafio de viabilizar a Enersugar. A conversa durou aproximadamente 11 minutos no canal que pertence ao Grupo Bandeirantes e é um dos maiores veículos de mídia voltada ao agronegócio do país. 

O diretor-geral destacou os investimentos na indústria que possibilitaram o início do funcionamento a partir de 2020. Mesmo em meio à pandemia, lembrou Melchíades, os negócios foram se avolumando e, além do município sede, de Ibirarema, chegou à toda a região do Médio Vale do Paranapanema, incluindo o lado do Paraná. Para 2023, Melchíades revelou que a indústria deve atingir o processamento de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de cana, o que representa crescimento de 50% em relação à safra anterior, superior à meta de 40% estipulada no início da safra. A produção deve atingir 127 mil toneladas de açúcar e 37 milhões de litros de etanol.

Melchíades também destacou o modelo de negócio da Enersugar, que se responsabiliza pela logística, processamento da matéria-prima e comercialização da produção, deixando o cultivo da cana exclusivamente para os produtores rurais da região. O diretor-geral enfatizou que a relação positiva com os fornecedores, que recebem fomento e incentivo para o cultivo dos canaviais e se tornam parceiros da usina, fato que gerou impacto positivo na economia de região. 

As atividades da Enersugar, segundo Melchíades, também influenciaram no aumento da demanda de setores de logística, de comércio e de prestação de serviços, gerando novas oportunidades de negócios em outros setores. O diretor-geral estimou que, somente com o funcionamento da empresa são ocupados aproximadamente 1,2 mil postos de trabalho diretos e indiretos, absorvendo boa parte da massa de trabalhadores e fortalecendo a economia do Vale Paranapanema. 

Finalizando a entrevista, Melchíades enfatizou a tendência do setor sucroalcooleiro como fonte primária da matriz energética renovável do Brasil e de insumos que reduzem o impacto ambiental na atividade agrícola. Como exemplo, citou que a vinhaça originada nas atividades da usina pode ser usada para a produção de biometano para abastecer veículos de carga e máquinas agrícolas, eliminando o uso de combustíveis fósseis. O diretor-geral lembrou ainda que o material já é usado com sucesso na fertilização dos canaviais.
Fonte: Enersugar
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas