União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Paraná reduz ICMS do gás e aumenta o da energia elétrica
Publicado em 14/12/2023 às 10h55
Foto Notícia
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou na terça-feira (12/12) o projeto de lei 1023/2023 que aumenta a alíquota modal ICMS do estado de 19% para 19,5%.

Essa alíquota é aplicada na maior parte dos produtos e serviços. A legislação, no entanto, estabeleceu percentuais diferentes para o gás natural e a eletricidade.

O imposto sobre o gás natural foi reduzido de 18% para 12%. E o da energia elétrica aumentou de 18% para 19%, com exceção da eletrificação rural, que mantém o patamar anterior.

O projeto de lei tinha sido enviado pelo governo do Estado e agora voltou para sanção do governador, Ratinho Júnior (PSD).

Ao justificar a proposta, o Executivo alega que o objetivo da redução da carga tributária sobre o gás é equiparar o Paraná ao tratamento aplicado pelos demais estados do Sul e do Sudeste.

O governo estadual destacou, em nota, que a medida também responde a uma demanda do setor nas discussões sobre a renovação da concessão da Compagas, em prol da competitividade da indústria local.

O projeto também aumenta o desconto para quem paga o IPVA antecipado, de 3% para 6% do valor total.

O governo usou a redução do gás e esse desconto para justificar o aumento geral da alíquota modal e a maior cobrança sobre a eletricidade.

 
Fonte: Agência epbr
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas