União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Brasil tem menor taxa de emissão de carbono na geração elétrica em onze anos
Publicado em 20/02/2024 às 09h34
Foto Notícia
O Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou uma taxa de emissão de 38,5 quilos de dióxido de carbono por cada megawatthora (MWh) gerado em 2023, menor taxa desde 2012, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Alguns dos fatores que contribuíram para a redução nas emissões foram a entrada de novas fontes renováveis no sistema e o cenário hídrico favorável para a geração hidrelétrica. 

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o país teve recorde de geração renovável em 2023, com 93,1% de toda a eletricidade gerada no ano a partir de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.

Em 2023, a capacidade instalada nacional de geração cresceu quase 20 gigawatts (GW), sobretudo a partir das fontes solar e eólica, que representaram juntas 94% da expansão total.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), ações para reduzir a geração térmica a óleo diesel também contribuíram para a queda nas emissões no SIN.

As iniciativas incluem a interligação ao sistema nacional dos sistemas isolados de geração, dependentes de térmicas a diesel. Em 2023, os municípios de Parintins e Itacoatiara, no estado do Amazonas, e Juruti, no Pará, foram interligados ao SIN. 

Recorde de geração renovável

Levantamento da CCEE aponta que o Brasil gerou 70.206 megawatts médios de energia renovável em 2023 a partir das suas usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa — 93,1% de toda a eletricidade produzida no ano, o maior da história do país.

As hidrelétricas, que representam cerca de 58% da capacidade instalada da matriz energética brasileira, geraram quase 50 mil megawatts médios para o SIN, 1,2% a mais que em 2022.

A CCEE aponta que as usinas encerraram o ano com níveis de reservatório confortáveis para o enfrentamento do período seco de 2024, graças ao cenário hídrico favorável dos últimos dois anos e ao complemento de fontes alternativas, como eólica e solar.

Estas duas últimas foram responsáveis pela geração de mais de 13 mil megawatts médios, crescimento de 23,8% em relação ao mesmo período de 2022. A entrada em operação de novos parques eólicos e solares elevaram a capacidade instalada para mais de 42,6 mil MW, equivalente a três usinas hidrelétricas do tamanho de Itaipu.

A geração de energia a partir da biomassa, que tem como principal matéria-prima o bagaço da cana-de-açúcar, foi de 3.218 megawatts médios, aumento de 9,6% frente a 2022.
Gabriela Ruddy
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas