União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Usina Coruripe conclui auditoria de certificação internacional para produção de biocombustível de aviação
Processo atestou que as unidades de Iturama e Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro, cumprem os requisitos internacionais para produção de combustível sustentável de aviação
Publicado em 14/03/2024 às 16h33
Foto Notícia
A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético do país, concluiu, neste mês, o processo de auditoria externa para certificação internacional ISCC Corsia Plus, nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, em Minas Gerais. A certificação coloca a empresa em um seleto grupo de companhias habilitadas a produzir e comercializar etanol para aviação, contribuindo para a transição energética do setor.

O ISCC é o principal sistema de certificação internacional de biomassa e bioenergia, com foco em sustentabilidade do uso da terra e da água, rastreabilidade da produção e verificação dos gases de efeito estufa. O processo de auditoria para obtenção da certificação, realizado entre 27 de fevereiro e 7 de março, é rigoroso e abrange uma série de critérios de ESG, como condições seguras de trabalho e responsabilidade social. O certificado da companhia deve ser emitido em até 60 dias.

O reconhecimento serve para comprovar que o etanol produzido nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro, cumpre os requisitos internacionais para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). "A área de produção deve demonstrar que não houve desmatamento, comparando o uso e ocupação do solo atuais com dados de 2008 . Além disso, é necessário alcançar uma redução nas emissões de carbono em comparação aos combustíveis fósseis, sendo o desmatamento zero um requisito fundamental", explica o coordenador de Sustentabilidade da Coruripe, Allan Pedrosa.

Para obter a certificação, a Usina Coruripe dedicou três meses à preparação interna, que incluiu treinamento com as lideranças, visando alinhar as práticas da companhia aos rigorosos padrões internacionais exigidos. "Nosso sistema de gestão, já robusto e maduro, foi fundamental para atender aos requisitos exigentes da ISCC Corsia Plus. A conclusão da auditoria atesta todo o conhecimento e esforço que a Coruripe já possuía, reafirmando que estamos no caminho certo", destaca o presidente da empresa, Mario Lorencatto.

A companhia possui outras certificações (Renovabio, Bonsucro, FSSC 22000 e VIVE, além das ISO 9001, 14001 e 45001), que corroboram a preocupação com práticas sustentáveis e demonstram o compromisso contínuo com o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. "A obtenção dessa certificação está em linha com o planejamento estratégico da companhia e consolida nossa posição no mercado, tornando-nos ainda mais competitivos", afirma Lorencatto. 
 
 
Sobre a Usina Coruripe
A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Iturama, a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.
Fonte: Usina Coruripe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas