União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Atvos conquista Selo Social "Empresa Amiga da Mulher" pela terceira vez consecutiva
Premiação do governo de Mato Grosso do Sul reconhece ações em prol da promoção da equidade de gênero nas unidades da companhia no estado
Publicado em 15/03/2024 às 14h12
Foto Notícia

Em março, a Atvos conquistou pela terceira vez consecutiva o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, concedido desde 2020 pelo governo de Mato Grosso do Sul. A chancela às unidades Santa Luzia (USL), Eldorado (UEL) e Costa Rica (UCR), localizadas nas cidades de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica, respectivamente, é pelo projeto ‘Transformando Vidas com Equidade de Gênero’ desenvolvido pela companhia no estado ao longo da safra 2023/2024.
 
A iniciativa premiada nas três unidades agroindustriais da Atvos em Mato Grosso do Sul tem por objetivo promover o respeito aos direitos e a segurança das mulheres, com foco no combate ao assédio moral e sexual; incentivar o empoderamento e a valorização da força feminina no setor sucroenergético para combater todas as formas de discriminação e preconceito de gênero para tornar o segmento um ambiente cada vez mais plural e com maior participação feminina. Além disso, reforça as ações de educação profissionalizante que a empresa realiza durante todo o ano, por meio do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem, para possibilitar o acesso à qualificação profissional gratuita, facilitando a inserção de mulheres no mercado de trabalho em geral, e não somente no agronegócio.
 
O MOVA conta com um braço específico voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores das comunidades localizadas no entorno das operações: o Movimento Comunidade. Desde o seu lançamento, em 2021, mais de mil pessoas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Oeste Paulista já foram qualificadas ou estão participando de capacitações atualmente em turmas mistas ou compostas exclusivamente por mulheres. E a expectativa é capacitar, nos próximos três anos, 10 mil pessoas, sendo que as mulheres serão prioridade.
 
A Atvos já havia conquistado o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher” em 2022 e 2023 para a Unidade Eldorado (UEL), bem como para a Usina Santa Luzia (USL) no ano passado. Agora, em 2024, a Unidade Costa Rica (UCR) também foi contemplada com a premiação, assim como novamente as demais unidades agroindustriais da companhia, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) do governo de Mato Grosso do Sul, que reconhece as melhores práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho.
 
Compromisso com a valorização das mulheres
 
Atualmente, a Atvos é um importante agente econômico, social e ambiental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Esse impacto é sentido diariamente pela população do estado, que além de participar das diversas iniciativas que a companhia promove em prol das comunidades nos municípios onde está presente, usufrui de avanços em setores-chave como saúde, educação, cultura e meio ambiente com as parcerias locais. E é amplamente beneficiada com a geração de XX mil empregos diretos e indiretos nas áreas agrícola, industrial e administrativa, além de uma série de iniciativas que são voltadas para promover maior equidade de gênero em suas unidades agroindustriais, como:
 
·         Recrutamento e seleção com oportunidades iguais sem distinção de gênero;
·         Implantação de indicadores específicos para monitorar percentual de mulheres nas equipes de modo a apoiar a definição de metas anuais para promover a maior inclusão delas nos quadros efetivos;
·         Mapeamento de mulheres para os processos internos de promoção e desenvolvimento profissional;
·         Capacitação com as lideranças para abordar vieses inconscientes referentes à contratação de mulheres e quebrar paradigmas que impõem limitações e definições às atividades e habilidades de cada gênero, incentivando o empoderamento da mulher em suas trajetórias profissionais;
·         Rodas internas de conversa para estimular que as colaboradoras compartilhem suas experiências, desafios, dificuldades e pontos de melhoria por parte da empresa;
·         Adesão e capacitação de colaboradores no Programa de Sensibilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Sexual e Moral e à Cultura do Estupro.
 
A Atvos também é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2016, estimulando ações em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 5 – Igualdade de gênero, que tem como foco a ampliação de ações voltadas para equidade de gênero e geração de mais e novas oportunidades para mulheres. E desde 2019, segue os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, e conta ainda com um Comitê de Diversidade & Inclusão, que reforça debates e iniciativas que valorizam a diversidade, com respeito, igualdade e acolhimento no ambiente de trabalho.
 
 
Sobre a Atvos
A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.
 
Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui.
 
Fonte: Atvos
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas