União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Veja onde acontecerão as chuvas mais fortes do feriado de Páscoa no Brasil
Algumas áreas da região podem receber chuva de até 100 milímetros em 24 horas
Publicado em 28/03/2024 às 07h32
Foto Notícia
Os últimos dias de março no Brasil serão chuvosos em todas as cinco regiões do Brasil, mas com grande variabilidade de volumes e alternância de pancadas de chuva e aberturas de sol.

Os volumes mais altos de chuva serão na região Nordeste até domingo (31/3), com destaque para a faixa leste da região, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral, desde o Ceará até o Maranhão. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente somado a à atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), vai formar áreas de instabilidade na região litorânea do Nordeste e esse sistema vai se deslocar para o interior dos estados.

“Entre quinta-feira e sexta-feira, a previsão indica a intensificação da chuva, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros na faixa leste da região e, pontualmente, no agreste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte”, afirma o boletim.

Um alerta laranja que indica “perigo para chuvas intensas” está ativo com vigência até às 10 horas de sexta-feira. Os riscos potenciais são de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

As regiões Norte e Centro-Oeste também podem ter chuva forte ao longo dos próximos dias, aponta a Metsul Meteorologia. Os volumes podem ser elevados em pontos isolados nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Goiás conforme um canal de umidade atua entre o norte e o centro do Brasil.

Inclusive, um segundo alerta laranja que sobrepõe parte do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais está ativo para esta quinta-feira. Com isso, as áreas indicadas no mapa do Inmet devem ter chuva.

Já no Sudeste, a chuva vai variar bastante. Em algumas áreas, as precipitações não devem chegar, enquanto em outras pancadas “de verão” ainda podem ocorrer. As chuvas mais intensas vão acontecer no norte paulista, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Até mesmo no Sul, onde os últimos dias foram de tempo firme, a chuva vai retornar em várias regiões de forma irregular. As pancadas isoladas são esperadas principalmente entre sexta-feira e domingo, mas não chegam a atingir todas as cidades. “Haverá vários pontos em que sequer deve chover, especialmente em parte de Santa Catarina e em mais locais no Paraná”, diz o boletim climático da Metsul.
 
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas