União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Opinião

Combustíveis sustentáveis na terra, na água e no ar, por Bruno Blecher
Publicado em 17/04/2024 às 09h43
Foto Notícia
Nos próximos dias, uma embarcação da frota fluvial da Amaggi vai navegar pelos rios Madeira e Amazonas, de Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM), utilizando biodiesel como combustível. O teste foi autorizado pela Agência Nacional de Petróleo. Com isso, a Amaggi vai repetir na água a façanha do Boeing 787 da Virgin Atlantic no ar, que, em novembro de 2023, que foi de Londres a Nova York usando combustível sustentável.

Assim como ocorre no transporte rodoviário, os biocombustíveis podem ser utilizados com grandes vantagens ambientais na aviação e navegação, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e diminuindo as emissões de gases efeito estufa. O boeing da Virgin Atlantic foi abastecido com um combustível alternativo feito à base de óleo de cozinha usado e gordura animal, misturado com 12% de querosene aromático sintético — de origem não fóssil. Isso permitiu a redução de até 70% nas emissões de GEE (gases de efeito estufa), em comparação com o querosene de aviação convencional.

A Amaggi vai utilizar em seu teste fluvial o B100, 100% biodiesel, mesmo combustível que já abastece parte de sua frota de maquinários agrícolas e caminhões. O objetivo, segundo comunicado da empresa, é de chegar à emissão líquida zero até 2050, por meio de estratégias de descarbonização. No cenário da aviação sustentável, o Brasil tem um case de sucesso. Líder do mercado nacional de pulverização aérea, o Ipanema, fabricado pela Embraer desde 1970, é o único avião agrícola certificado e produzido em série para voar com etanol. Em dezembro de 1923, a companhia alcançou a marca de 1.600 aeronaves entregues.

O SAF, da sigla em inglês Sustainable Aviation Fuel, representa, hoje, só 0,1% do total de combustível utilizado na aviação, segundo dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Quase a totalidade dos aviões usa querosene de aviação, combustível fóssil derivado de petróleo, o que torna o transporte aéreo responsável por cerca de 3,5% do total global de emissão de CO?. A meta da maioria das companhias aéreas é reduzir sua pegada de carbono em 5% até 2030 e zerar as emissões até 2050. Com o SAF, produzido a partir de fontes renováveis, é possível reduzir a emissão de CO? de 70% a 90% em comparação com o querosene.

O crescimento da demanda por SAF traz uma grande oportunidade de negócio para o Brasil, que tem condições de produzir o combustível em larga escala a partir de diferentes matérias-primas como a cana-de-açúcar, a biomassa, os resíduos urbanos e agrícolas e os gases residuais. O PL do Combustível do Futuro, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado, incentiva a produção e o uso de combustíveis sustentáveis na aviação. Segundo o texto, a partir de 2027, as companhias aéreas serão obrigadas a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa por meio do uso do SAF.

Em 2023, a Raízen, uma das maiores companhias brasileiras de bioenergia, recebeu uma certificação internacional que comprova que o etanol produzido em sua unidade de Piracicaba (SP) cumpre os requisitos internacionais para a produção de SAF. Com isso, a Raízen se tornou a 1ª empresa no mundo a ter permissão para explorar o etanol na produção de biocombustíveis para aviação.


 
Por Bruno Blecher
Jornalista especializado em agronegócio e meio ambiente. É sócio-proprietário da Agência Fato Relevante.
Fonte: Poder 360
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Mais Lidas