União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Maio: veja como será o clima nas principais regiões produtoras
Saiba onde as chuvas ficarão acima e abaixo da média no próximo mês
Publicado em 22/04/2024 às 08h33
Foto Notícia
O mês de maio deve ter chuvas acima da média em boa parte das regiões Norte e Sul do país. As precipitações também serão frequentes no leste da região Sudeste e dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, assim como em áreas pontuais do centro-sul do Nordeste.

Também não está descartada chuva na parte norte e leste da região Nordeste, ainda devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas ficarão próximas ou abaixo da média no extremo-norte e sul da região Norte, norte da região Nordeste, região Centro-Oeste e interior do Sudeste.

O mesmo cenário é projetado para áreas do centro-norte do Paraná, onde produtores de milho já relatam importantes perdas devido ao calor e à escassez hídrica. Na parte oeste do Estado existe possibilidade de restrição hídrica nas lavouras onde a previsão aponta chuvas ligeiramente abaixo da média.

Em comunicado, os técnicos do Inmet observam que a região do Matopiba, que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vem apresentando níveis de umidade no solo satisfatórios nos últimos meses, favorecendo o desenvolvimento das culturas de primeira e segunda safra.

Previsão de anomalias de (a) precipitação (chuva) e (b) temperatura média do ar do modelo climático do Inmet, para o mês de maio de 2024 — Foto: Inmet

Para maio, a tendência de chuva próxima e acima da média na região poderá beneficiar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento e colheita. Por outro lado, normalmente a partir do mês de maio, existe redução das chuvas no interior do país, em particular no semiárido nordestino.

“Assim, algumas áreas do norte de Minas Gerais, parte central da Bahia, sul de Tocantins, divisa de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem sofrer redução dos níveis de umidade do solo”, detalha o Inmet.

São previstos acumulados de chuva acima da média para o mês nas regiões Sul, leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul. A manutenção de níveis elevados de água no solo favorece o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra, mas podem provocar a interrupção da colheita em algumas localidades.

O Inmet também informa que as temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o Brasil, principalmente na porção central. Nas regiões Norte e Nordeste, os termômetros podem ultrapassar 26ºC.

No Sudeste, a tendência de variação fica entre 20ºC e 22ºC. Para a região Sul são previstos valores menores, inferiores a 20ºC. Já em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC.
 
Por Denise Saueressig --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas