União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Chuvas ficam mais concentradas no extremo do RS e onda de calor continua no centro do país
Publicado em 06/05/2024 às 09h19
Foto Notícia
Imagem: Inmet
A semana começa com menos chuvas para o Rio Grande do Sul, que nos últimos dias sofreu com enchentes históricas. Já no centro do país, a situação é outra, com a onda de calor ainda persistindo pelo menos até segunda, 06. Veja como deve ficar o tempo em todo o país na próxima semana. 

Região Sul

Nos estados de Santa Catarina e Paraná o tempo firme e a pouca probabilidade de chuvas deve ser a tendência pelo menos até a próxima quarta, 08. O norte e noroeste paranaense estão na zona de atuação da onda de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Já no estado do Rio Grande do Sul, as chuvas continuarão, porém mais concentradas na parte sul, especialmente, na fronteira com o Uruguai. A partir de quarta, 08, as precipitações voltam para quase todo o estado e de forma mais intensa, com possibilidade de temporais.

Região Sudeste

A região Sudeste deve continuar sem chuvas nos próximos dias. O que pode mudar é a projeção de onda de calor. O Inmet elevou o alerta de onda de calor de laranja para vermelho no centro-leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro. A cor vermelha indica que o fenômeno das altas temperaturas persiste por mais de cinco dias. Com isso, o aviso vai até a próxima quinta, 09.

O centro-oeste paulista e o triângulo mineiro já estão em alerta vermelho. A situação vem desde o dia 27 de abril e pode se estender para além da previsão de término anunciada, que é para esta segunda, 06. Quem também pode ter o alerta renovado é o centro de Minas e a metade sul do Espírito Santo.

Região Centro-Oeste

Também estão com alerta vermelho para onda de calor o estado do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de Mato Grosso. As temperaturas têm ficado entre os 37ºC e 38ºC, sendo que a sensação térmica pode ultrapassar os 40ºC, já que a umidade está baixa (25%) e os ventos são fracos. 

O tempo firme prevalece durante a semana para o restante do estado de Goiás, parte central de Mato Grosso e o Distrito Federal. Há previsão de chuvas no noroeste do estado de Mato Grosso. 

Região Norte

Ainda sobre a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), boa parte dos estados deve ter chuvas ao longo dos próximos três dias. As áreas que devem ter mais chuvas são o Amapá, noroeste do Pará, Roraima e norte do Amazonas.

O Tocantins e o sudeste do Pará devem ser a exceção, onde o clima fica firme e as chances de precipitações são poucas ou nenhuma. Por lá, os termômetros podem chegar aos 34ºC.

Região Nordeste

Chuvas mais expressivas são aguardadas para o recôncavo e litoral baiano nesta segunda, 06. Também são esperadas precipitações na porção norte dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, principalmente no período da tarde. 

Nas demais áreas, o calor deve tomar conta dos próximos dias e não há previsão de chuva pelo menos até quinta, 09.
Daumildo Júnior
Fonte: Agro Estadão
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas