União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

FAESP reforça necessidade de produtores rurais nos comitês de bacias hidrográficas
Publicado em 20/05/2024 às 09h12
Foto Notícia
Criar estratégias para estimular uma participação mais ativa dos produtores rurais nas tomadas de decisões dos comitês de bacias hidrográficas em São Paulo. Essa foi a tônica da reunião da Comissão Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energia da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), nesta quinta-feira (16).

Entre as questões nas apresentações da assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, e do gerente do Departamento de Sustentabilidade da Faesp, José Luiz Fontes, estão os problemas com a outorga para produtores rurais. Para ambos, é essencial que se rediscuta vários pontos da legislação de uso da água no estado de São Paulo, que ainda é da década de 1990.

“Importante que os produtores e demais usuários de recursos hídricos no meio rural tenham voz e voto nas decisões dos comitês de bacias hidrográficas para conferir efetividade à política estadual de recursos hídricos. Num momento em que se pretende implementar a cobrança do uso da água pelos produtores rurais, precisamos que haja contrapartidas importantes para o campo, como o saneamento”, frisou Fontes.

O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, lembrou que o lançamento do Plano Estadual de Irrigação Sustentável (Irriga+ SP), durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, abre um espaço importante para que os produtores contribuam de forma positiva para a construção de uma legislação mais moderna, que reflita as questões deste século.

“Temos de fazer um trabalho didático com a sociedade, para mostrar a importância da agricultura. Para isso, é necessário traçar estratégias que reforcem a voz dos produtores e os coloquem como personagens vitais na discussão de uma nova política”, concluiu Tirso Meirelles.
Fonte: Uagro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas