União Nacional da Bioenergia

Acompanhe o 17° Congresso da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Metade dos brasileiros já considera comprar veículos eletrificados, diz pesquisa
Levantamento indica ainda que, mesmo com futuro tributário incerto, carros eletrificados têm despertado o interesse aqui no Brasil
Publicado em 03/07/2024 às 08h37
Foto Notícia
Os carros eletrificados estão na mira de 50% dos consumidores brasileiros segundo pesquisa da Teads, plataforma global de mídia. 
  • 71% dos brasileiros consideram motores a combustão
  • 32% consideram os híbridos – com motor a combustão e elétrico
  • 18% consideram carros inteiramente elétricos.
Para 29% dos potenciais compradores brasileiros,  motores híbridos ou 100% elétricos são a única opção. 

A pesquisa analisou o comportamento e intenções de compra dos consumidores nos últimos dois anos, contando com 6000 pessoas, em 16 mercados diferentes. O público brasileiro contou com 400 pessoas, entre 18 e 55 anos.
Mesmo com discussão sobre tributos, mercado tem potencial para crescer
No dia 27 de junho, o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) foi sancionado pelo presidente Lula. 
  • O Mover tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias para a descarbonização dos veículos brasileiros. 
Os próximos passos incluem a definição completa do IPI Verde, que irá estabelecer regras para estímulos e penalidades de acordo com as ações das montadoras. 

A princípio, discussões acerca da inclusão dos carros elétricos no Imposto Seletivo (IS) da Reforma Tributária repercutiram entre as principais preocupações das montadoras. 
No entanto, segundo o secretário de desenvolvimento, Uallace Moreira, o IS não aumentará a carga de impostos sobre os veículos, pois terá suas alíquotas transferidas para o IPI Verde. 

A perspectiva ainda não apresenta sinal verde para a produção e investimento maciço por parte das montadoras, mas pesquisas como a da Teads já apontam para áreas de interesse, como o ambiente digital.

Onde investir para conquistar o mercado de eletrificados?

A pesquisa do Teads revelou que 9 em cada 10 brasileiros não mantêm uma relação de lealdade com uma marca de veículos. 

O estudo também revelou que os brasileiros levam duas semanas ou menos para pesquisar marcas e modelos e, no momento do test drive, 43% dos auto intenders já se reduzem a duas possibilidades.

A chave para conquistar os consumidores no mercado emergente dos eletrificados pode estar no investimento em visibilidade (awerness), nos canais digitais.
  • Para 56% dos auto intenders brasileiros, o ambiente online desempenhou um papel mais importante na comparação com compras anteriores.
  • Os sites das montadoras, juntamente com revistas especializadas online se destacam, 84% e 71% respectivamente, enquanto os programas de TV automotivos são utilizados por 66%. 
“Com a pesquisa qualitativa, pudemos compreender o processo de compra de automóveis, identificar os principais desafios e as muitas oportunidades em uma jornada idealmente omnichannel, e determinar a importância dos canais digitais e da publicidade para as marcas”, conclui Monika de Faria Lima Cerqueira, CO-MD da Teads no Brasil.
Aquiles Rodrigues
Fonte: Exame
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas